Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Internacional Domingo, 21 de Março de 2021, 08:56 - A | A

Domingo, 21 de Março de 2021, 08h:56 - A | A

Ciência

Asteroide de 1km de diâmetro passará próximo à Terra neste domingo

Fenômeno poderá ser observado a partir do 12h

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação

Asteroide de 1km de diâmetro passará próximo à Terra neste domingo

Asteroide passará a uma distância de cerca de 2 milhões de km da Terra

Padrões astronômicos apontam que o asteroide 2001 FO32 passará muito perto da Terra neste domingo (21), o corpo rochoso possui cerca de um quilômetro de diâmetro e por volta de 550 metros de largura.

 

Apesar de ter sido classificado como “potencialmente perigoso” pela Agência aeroespacial norte-americana (Nasa), o asteroide não ameaça colidir com a Terra, o FO32 foi formado nos primórdios do Sistema Solar e viaja a aproximadamente 124 mil quilômetros por hora (km/h). 

 

Diretor do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra da Nasa, Paul Chodas explica que a agência acompanha o asteroide há alguns anos. "Conhecemos a rota orbital do 2001 FO32 ao redor do Sol precisamente, já que ele foi descoberto há 20 anos e tem sido rastreado desde então”, informou em entrevista divulgada pela agência. Chodas esclarece que "não há risco de colisão dele com nosso planeta nem agora, nem nos próximos séculos.”

 

Segundo a Agência Brasil a maior proximidade do asteroide com a Terra será por volta das 13h conforme horário de Brasília e 12h em Mato Grosso do Sul. Conforme a Nasa, ele estará a uma distância de cerca de 2 milhões de km - o equivalente a pouco mais do que cinco vezes a distância entre a Terra e a Lua.

 

Entre os asteroides que irão se aproximar da Terra em 2021, o F032 é o maior deles, a aparição  proporcionará aos astrônomos “uma rara oportunidade de se observar uma relíquia rochosa que se formou no início do nosso sistema solar”.

 

A previsão é que a próxima visita do asteroide à Terra seja em 2052, quando o corpo rochoso passará a cerca de sete distâncias lunares, ou 2,8 milhões de quilômetros do planeta. Segundo a Nasa, até o momento foram descobertos mais de 95% dos asteroides próximos à Terra com tamanho similar ou maior ao do F032, todos são rastreados e catalogados e nenhum deles apresentou qualquer chance de impacto direto com o planeta.“Ainda assim, os esforços continuam para descobrir todos os asteroides que podem representar um risco de impacto. Quanto mais informações puderem ser reunidas sobre esses objetos, melhor os projetistas de missões podem se preparar para desviá-los se algum ameaçar a Terra no futuro”, divulgou a agência espacial americana.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS