A temporada 2020 do futebol brasileiro termina oficialmente neste domingo (7). Em São Paulo, Palmeiras e Grêmio decidem a Copa do Brasil, a última competição ainda aberta do ano passado. Além dos finalistas, o torcedor do Fluminense também está de olho no confronto no Allianz Parque, já que um título verde lhe garante lugar na fase de grupos da Libertadores. O árbitro da final é Bruno Arleu de Araújo, do Rio de Janeiro, auxiliado por Kléber Lúcio Gil, de Santa Catarina, e Bruno Raphael Pires, de Goiás. O responsável pelo árbitro de vídeo é Igor Junio Benevenuto de Oliveira, de Minas Gerais.
A vantagem para o confronto é do Palmeiras. Na ida, em Porto Alegre, o Verdão venceu por 1 a 0, gol de Gustavo Gómez, e depende de um empate para levantar sua quarta taça na Copa do Brasil. O Tricolor, cinco vezes campeão e que busca igualar marca do Cruzeiro como os maiores vencedores do torneio, precisa vencer por dois gols de vantagem ou, no caso de vitória simples, independente do placar, levar a disputa para os pênaltis.
Verdão
No Palmeiras, o zagueiro Luan, expulso na partida de ida por falta dura cometida no atacante Diego Souza, é o único desfalque. O técnico Abel Ferreira, por sua vez, tem as voltas do volante Patrick de Paula, que se recuperou da covid-19, e do zagueiro Benjamin Kuscevic, que tratou uma lesão no quadril. O chileno disputa o lugar deixado por Luan com Alan Empereur. No meio, o técnico português aposta na experiência e mantém Gabriel Menino e Danilo como opção para o segundo tempo. O time deve começar com Weverton no gol; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Alan Empereur (Kuscevic) e Matías Viña; Felipe Melo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Wesley, Rony e Luiz Adriano.
Tricolor
Do lado gremista, o técnico Renato Portaluppi, que renovou contrato na última sexta-feira (5), não tem o zagueiro Pedro Geromel, contundido. Na partida de ida, Paulo Miranda foi o escolhido para jogar ao lado de Kannemann. Outras dúvidas estão no gol (Paulo Victor ou Vanderlei), na lateral direita (Victor Ferraz ou Vanderson), no meio-campo (Jean Pyerre ou Lucas Silva) e no ataque (Alisson ou Ferreirinha). O Tricolor deve começar com: Paulo Victor (Vanderlei); Victor Ferraz (Vanderson), Paulo Miranda, Walter Kannemann e Diogo Barbosa; Maicon, Matheus Henrique e Jean Pyerre (Lucas Silva); Alisson (Ferreirinha), Pepê e Diego Souza.
Campanhas
Tanto Palmeiras quanto Grêmio iniciaram a Copa do Brasil direto nas oitavas de final, por também estarem envolvidos com a Libertadores. O Verdão passou por Red Bull Bragantino (3 a 1 e 1 a 0), Ceará (3 a 0 e 2 a 2) e América-MG (1 a 1 e 2 a 0). Os gaúchos deixaram para trás Juventude (1 a 0 e 1 a 0), Cuiabá (2 a 1 e 2 a 0) e São Paulo (1 a 0 e 0 a 0). Os principais artilheiros de ambos os times contabilizam quatro gols até o momento: o meia Raphael Veiga, do lado alviverde, e Diego Souza, do lado tricolor.