Durante a reunião arbitral na tarde desta terça-feira o presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, Francisco Cesário afirmou que o Estádio Jacques da Luz, o das Moreninhas será a casa dos times da Capital quando forem jogar aqui. “A FFMS cuida dos laudos, assim como fez com o Morenão na série A. Com os times do interior, cada um fica responsável pelo seu estádio”.
Na reunião que aconteceu na sede da federação, estavam presentes representantes dos times: Portuguesa-MS, Camapuã, Guaicurus, Serc, MS Saad, Operário-MS, Corumbaense, e Moreninhas. União (Dourados), Coxim, Campo Grande e Comercial (Três Lagoas) não enviaram representantes. De acordo com o presidente da FFMS apenas dois times até o momento estão aptos a participar do campeonato, são eles: Serc e MS Saad.
A expectativa era que 12 clubes confirmassem participação, mas apenas dez estavam presentes.Das equipes que disputaram o campeonato no ano passado, voltam a disputar vaga na Série A o Guaicurus, Portuguesa, Campo Grande e Operário, todos da Capital, Coxim e Camapuã. As novidades são o Moreninhas, também de Campo Grande e Bataguassu, além dos rebaixados em 2013 Corumbaense e Serc.
União Inter Flórida, de Dourados, e MS Saad protocolaram afastamento e voltam apenas em 2015. Sena de Nova Andradina e Sesi de Sidrolândia, foram punidos com dois anos sem disputar competições profissionais e estão fora da edição 2014. A participação do Operário era o grande enigma, mas a presença do presidente Toni Vieira, que vinha sendo pressionado por diversos torcedores, principalmente em redes sociais, por enquanto, coloca o time na disputa.
Segundo o presidente do clube Toni Vieira, a primeira opção é o estádio Ninho da Águia em Rio Brilhante. Toni afirmou que a despesa de cada partida em Campo Grande seria de 5 mil reais e com a punição, o custo será maior. O formato do campeonato também foi definido. Os dez clubes serão divididos em duas chaves de cinco que jogam em turno e returno.
Os dois primeiros de cada lado avançam para fase semifinal em confrontos eliminatórios e os dois classificados avançam para final e, consequentemente, garante vaga na primeira divisão em 2015. No Grupo A estão Guaicurus, Serc, Coxim, Camapuã e Bataguassu. Já no B se enfrentam Operário, Corumbaense, Portuguesa, Moreninhas e Campo Grande.
A tabela do Estadual série B deve ser divulgado ainda hoje no site da FFMS. A competição deve terminar no começo do mês de dezembro. Os campeões estaduais Operário, Serc, Corumbaense e Coxim que juntos possuem 14 títulos, tentarão o retorno a elite. Já sabemos que no mínimo dois campeões estaduais seguirão na série B em 2015, resta saber quem.

..
Foto: Reginaldo Coelho/Capital News