O candidato da coligação Mato Grosso do Sul com a Força de Todos ao governo do estado, Delcídio do Amaral, comentou em entrevista ao Programa RC 360, da Rádio Cultura de Campo Grande na manhã desta segunda-feira (21) sobre a reestruturação do futebol de Mato Grosso do Sul e prometeu apoio e mudanças para a modalidade.
Educação na base
“O esporte é importante para a juventude, porque traz valores morais, que contribuem decisivamente na formação da sociedade. Por isso deve ser prioridade em todo governo”, disse. O candidato vai investir também na criação de áreas de lazer e prática desportiva e no desenvolvimento do esporte amador e o de alto rendimento. “Para mudar vamos implantar a Escola de Base, priorizando as crianças e fazendo o que a Alemanha fez depois dos fracassos nas seguidas Copas que disputou até chegar a vitória no Brasil este ano. Precisamos entender que o futebol precise investir na formação de craques e isso passa por uma legislação rigorosa, dando um tratamento especial ao futebol”, defendeu.
Reestruturação
“Precisamos de profissionalismo aqui em Mato Grosso do Sul e em todo o Brasil, a exemplo do que fazem os grandes clubes da Europa. O futebol é uma maquina de fazer dinheiro, quando administrado de maneira séria. É possível vender todo tipo de produto com a marca do clube , roupas, acessórios e materiais esportivos, como camisas, calções, bones, isqueiros, chaveiros, enfim, tudo, e com isso garantir os recursos necessários para que os clubes se fortaleçam e possam dispor de um elenco de craques à altura da paixão popular pelo esporte”, destacou.
Futebol como patrimônio local
“É preciso compreender o futebol como patrimônio da cultura brasileira. A partir disso, estamos propondo a criação de um grande programa, coordenado pelo Governo do Estado, com ações articuladas entre a iniciativa privada, a federação e as prefeituras. O Plano Estadual de Restruturação do Futebol será composto por ações que visam o fortalecimento do esporte em todo o estado. Com esse objetivo, vamos implantar o projeto “Escolas de Base” em todos as regiões do estado, em parceria com as prefeituras e clubes . O projeto contempla o futebol nas categorias de base, incluindo o futebol feminino.Estabeleceremos parcerias com os municípios e repassaremos recursos para reforma e construção de campos de futebol, a aquisição de material esportivo, capacitação de profissionais técnicos, pagamento de bolsa auxílio para monitores e a realização de campeonatos entre os núcleos do projeto . No caso do futebol profissional, a proposta é, primeiramente, reformar os estádios. Já fiz isso como senador, na reestruturação do Arthur Marinho, em Corumbá, em parceria com a iniciativa privada. Fizemos também em Rio Brilhante e agora estamos fazendo em Iguatemi. Além disso, pretendemos promover seminários e cursos de capacitação para dirigentes e técnicos do futebol, incentivar lideranças empresariais locais a financiar os clubes de suas cidades através das leis de incentivo, bancar a realização dos Campeonatos Estaduais das Divisões A e B com recursos do Fundo de Investimentos Esportivos de Mato Grosso do Sul (FIE/MS) e dar apoio financeiro aos campeões da serie A , para que eles possam representar o estado nas competições nacionais”, disse Delcídio.

Senador Delcídio fala sobre mudanças no esporte durante entrevista na Am Cultura
Foto: Divulgação / Rádio Cultura AM
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.

