A Seleção Brasileira de Futebol começa a temporada de 2013, com seu novo técnico, Luiz Felipe Scolari, neste sábado (1). A Federação Internacional de Futebol (Fifa) vai comandar, às 11h20, horário de Brasília, o sorteio das chaves da Copa das Confederações do ano que vem. O torneio é considerado um teste para a Copa do Mundo de 2014 e será realizado no Brasil entre os dias 15 e 30 de junho de 2013. As cidades que receberão a competição são: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.
O anúncio da Fifa vai acontecer em um evento de gala realizado no Centro de Exposições do Anhembi, em São Paulo. O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, conduzirá a apresentação.
Entre os presentes, na plateia, além de Felipão, estarão: o técnico da Itála, Cesare Prandelli; Oscar Tabárez, do Uruguai; Alberto Zaccheroni, do Japão; Eddy Etaeta, do Taiti; e Jose Manuel de la Torre, do México - treinadores das sete seleções classificadas para a Copa das Confederações. O representante da África só será conhecido em fevereiro, após a Copa Africana de Nações.
O Brasil vai fazer a abertura da Copa das Confederações do dia 15 de junho, já que a seleção é a cabeça de chave no Grupo A. O Brasil entra em campo no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.
A Fifa não permite que duas seleções de uma confederação estejam no mesmo grupo, logo a Itália estará na chave do Brasil e a Espanha, atual campeã da Copa do Mundo, é a cabeça de chave do Grupo B. O Uruguai também está na chave da atual campeã mundial.
Devido a essas definições, México, Japão, Taiti e o representante africano ficarão no pote dois. Posteriormente, cada uma destas seleções será sorteada em um dos dois grupos, A ou B.
A posição dos times em cada chave será determinada com a retirada de uma bolinha do pote do respectivo grupo.