Uma semana especial aos torcedores do Glorioso, depois de conquistar a América, o Botafogo também conquistou o Brasil, diante de 41.986 torcedores no Estádio Nilton Santos neste domingo (8), a equipe comandada pelo técnico Artur Jorge venceu com o São Paulo por 2 a 1, com gols de Savarino e Gregore, e confirmou o tricampeonato brasileiro, William Gomes descontou para os Paulistas.
O jogo
O Botafogo entrou em campo decidido a ser campeão brasileiro depois de 29 anos. O Alvinegro dominou o primeiro tempo com poucos sustos no Gol do John. Mesmo mantendo a posse de bola, a ansiedade do time carioca não deixou o time ser tão efetivo, apresentando pouco perigo ao São Paulo. O time de Zubeldía conseguiu competir o jogo, mesmo com vários desfalques na partida.
Luiz Henrique realizou boa jogada pela direita e cruzou a bola para Igor Jesus aos 13 minutos, que finalizou com perigo à direita de Jandrei. Aos 31 minutos, Igor Jesus cabeceou firme em cima de Jandrei, que fez uma bela defesa.
Quando o Fluminense marcou no Allianz Parque, a equipe carioca também abriu o placar da sua partida. Marlon Freitas robou a bola e tocou para Igor Jesus, que dibrou dois marcadores e deixou para Savarino, que chutou por cima de Jandrei para marcar o gol e fazer o Nilton Santos explodir de alegria.
No segundo tempo, a partida se manteve equilibrada, com nenhuma das equipes arriscando muito, somente nos acréscimos que Gregore marcou o segundo gol do Botafogo, fechando o placar, após o apito final a festa começou nas arquibancadas. A equipe alvinegra venceu o São Paulo por 2 a 1 neste domingo (8), no Estádio Nilton Santos, e conquistou o terceiro título na competição. O título deste ano encerra uma longa espera da última taça do Brasileirão que foi em 1995.
Copa Intercontinental
Hoje é dia de festa, mas o elenco do Botafogo já viaja para disputa na próxima quarta-feira (11), no Qatar, às 14h, contra o Pachuca, do México, a partida da segunda fase da Copa Intercontinental da FIFA e que vale o título do Dérbi das Américas.
Vitor Silva/Botafogo
Savarino do Botafogo faz seu gol, vence o São Paulo e conquista seu terceiro título Brasileirão em 2024
Ficha Técnica
Local: Nilton Santos - 08/12/2024 (Domingo), às 13h - 41.986 torcedores
Árbitro: Anderson Daronco (RS) - Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Fabricio Vilarinho da Silva (GO)
Botafogo: John; Mateo Ponte, Adryelson, Marçal e Alex Telles; Gregore e Marlon Freitas (Allan); Luiz Henrique (Rafael), Almada (Tchê Tchê), Savarino (Matheus Martins) e Igor Jesus (Tiquinho Soares). Técnico: Artur Jorge
São Paulo: Jandrei; Ruan (Igão), Alan Franco e Sabino; Igor Vinicius (Michel Araújo), Marcos Antônio (Rodriguinho), Longo, Rodrigo Nestor e Patryck; William Gomes (Ryan) e André Silva (João Moreira). Técnico: Zubeldía
Gols: Savarino 37’/1T e Gregore 47´/2T (Botafogo) e William Gomes 18'/2T (São Paulo)