Para todo morador de Campo Grande e de Mato Grosso do Sul, além de turistas que visitam o estado, uma da primeiras informações que chegam ao conhecimento dessas pessoas é sobre a Linguiça de Maracaju.
Diferente das conhecidas de carne de porco, a linguiça de Maracaju é prearada com carne bovina e tem um sabor especial na gastronomia sul-mato-grossense.
Neste domingo (3) será o encerramento da 21ª Festa da Linguiça de Maracaju, realizada na cidade que denomina o produto, a 150 quilômetros de Campo Grande. Para os participantes haverá no encerramento almoço e danças típicas regionais.
História
A origem da Linguiça de Maracaju está ligada à tradição das famílias que colonizaram os campos da serra de Maracaju. As principais famílias colonizadoras vieram do triângulo mineiro e trouxeram a tradição da produção da linguiça caseira, feita com carne suína inicialmente e foi substituída pela carne de boi, levando em conta a tradição da pecuária bovina que já predominava no estado.
Devido à dificuldade de armazenamento e conservação das carnes, as famílias usavam as carnes de primeira, para fazer linguiça e as demais para fazer o charque.
Como toda produção era artesanal, toda a carne era cortada à faca, temperada e depois de embutida era deixada por algum tempo secando para conservar o produto por mais tempo. Produto que foi o primeiro embutido artesanal feito exclusivamente com carne bovina de primeira.
A festa acontece no Parque de Exposições Libório Ferreira de Souza.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.


