Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 19 de Maio de 2026


Cinema Segunda-feira, 19 de Janeiro de 2026, 18:29 - A | A

Segunda-feira, 19 de Janeiro de 2026, 18h:29 - A | A

Sessões

Mostra leva cinema gratuito a praças do Pantanal e da fronteira de Mato Grosso do Sul

Sessões ao ar livre ocorrem até 24 de janeiro em Corumbá, Ladário e Puerto Quijarro

Viviane Freitas
Capital News

Praças e espaços públicos de cidades pantaneiras e de fronteira estão se transformando em salas de cinema em Mato Grosso do Sul. Por meio da Mostra Itinerante Cinema de Sala 2026, moradores de Corumbá, Ladário e da cidade boliviana de Puerto Quijarro acompanham sessões gratuitas de cinema a céu aberto, sempre às 19h, até o dia 24 de janeiro.

O projeto é viabilizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc e conta com estrutura de tela inflável, som profissional e assentos acessíveis. A proposta é aproximar o audiovisual de públicos que não têm acesso ao circuito tradicional de exibição, valorizando produções sul-mato-grossenses e histórias da região de fronteira.

Idealizador da mostra, Salim Haqzan destaca que o investimento de R$ 100 mil permitiu ampliar a qualidade técnica e a acessibilidade das exibições. “A ideia é levar o cinema para a rua, transformar praças em salas e criar um espaço onde as pessoas possam se reconhecer nas histórias”, afirma.

A programação reúne dez produções entre ficções, documentários e obras experimentais, com temas ligados ao Pantanal, à memória e à vida na fronteira. Muitos filmes contam com legendas em espanhol e tradução em Libras, além de recursos como fones para pessoas com hipersensibilidade auditiva. Após as sessões, o público participa de conversas com realizadores.

Além do impacto cultural, a mostra também movimenta a economia local, com apoio de prefeituras e parcerias com serviços da região. A iniciativa integra as ações da Política Nacional Aldir Blanc, que já destinou mais de R$ 41 milhões ao setor cultural em Mato Grosso do Sul nos últimos ciclos.

Serviço
Mostra Itinerante Cinema de Sala 2026
Sessões gratuitas – sempre às 19h

19/01 – Largo da Fortaleza
20/01 – Quadra do Generoso
21/01 – Praça da Nova Corumbá
22/01 – Esplanada da NOB
23/01 – Praça Nossa Senhora de Fátima
24/01 – Praça da Cohab

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS