Patrimônio Cultural do Brasil, o Banho de São João em Corumbá reafirma seu valor como símbolo da cultura pantaneira ao unir fé, tradição, identidade e desenvolvimento. A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul esteve presente na abertura da festa neste fim de semana, representando o Governo do Estado, e destacou o apoio à preservação dessa manifestação centenária.
Durante a premiação do Concurso de Quadrilhas Juninas, no Arraial do Banho de São João, o diretor-presidente da Fundação, Eduardo Mendes, ressaltou: “É uma tradição que movimenta a economia criativa, valoriza os trabalhadores da cultura e o sentimento de pertencimento. Temos orgulho em apoiar”. A cerimônia reuniu autoridades como a senadora Soraya Thronicke e o prefeito de Corumbá, Dr. Gabriel Alves, que completou: “A cultura aqui gera trabalho, renda e transforma vidas”.
O ponto alto da festa acontece nesta segunda-feira (24), com a tradicional descida dos andores pela Ladeira Cunha e Cruz até o Rio Paraguai para o banho simbólico do santo. A programação se encerra com show nacional de Michel Teló, celebrando a cultura local com alegria para moradores e turistas.
A festa é organizada pela Prefeitura de Corumbá, com apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e da Sectur. A mobilização envolve setores como turismo, gastronomia, comércio e artesanato. “A cultura é essencial para manter viva a identidade sul-mato-grossense e impulsionar o desenvolvimento social e econômico dos municípios”, reforça a Fundação.