Teve início na manhã desta segunda-feira (16), na Base Aérea de Campo Grande, o treinamento multinacional “Exercício Cooperación XI”, que reúne militares de 22 países das Américas. A atividade consiste em uma operação conjunta com simulações de apoio humanitário, combate a incêndios e ações de emergência, e deve seguir até o dia 27 de março.
Além das delegações estrangeiras, o treinamento também conta com participação da Força Aérea Brasileira, da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro. A operação mobiliza efetivos militares e equipamentos estratégicos utilizados em missões de resgate e resposta rápida a desastres.
Entre as aeronaves utilizadas nas atividades estão o KC-390 Millennium, o SC-105 Amazonas, o helicóptero Sikorsky UH-60 Black Hawk e o Cessna C-208 Caravan. As equipes realizam exercícios que incluem coordenação de meios, emprego de recursos aéreos e atuação conjunta em cenários simulados de emergência.
De acordo com o coordenador do exercício, o coronel aviador Bruno Pedra, a iniciativa fortalece a cooperação internacional. Segundo ele, o treinamento busca “salvar mais vidas” e aperfeiçoar a tomada de decisões em situações reais, além de promover troca de conhecimento entre os militares participantes. Aeronaves de países como Argentina, Canadá, Colômbia e Uruguai já estão em solo sul-mato-grossense para as atividades.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.

