Campo Grande Segunda-feira, 17 de Junho de 2024



Educação Quinta-feira, 23 de Maio de 2024, 17:51 - A | A

Quinta-feira, 23 de Maio de 2024, 17h:51 - A | A

Conscientização

UEMS sedia lançamento da campanha ‘Junho Prata’ para combater violência contra idosos

Evento no dia 3 de junho abre programação de conscientização e atividades intergeracionais

Viviane Nunes
Capital News

Luciana Nassar

UEMS sedia lançamento da campanha Junho Prata para combater violência contra idosos

A iniciativa da Secretaria de Estado da Cidadania, em parceria com a Assembleia Legislativa e a UEMS.

O auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Campo Grande será o palco do lançamento da campanha “Junho Prata” no próximo dia 3 de junho. A iniciativa da Secretaria de Estado da Cidadania, em parceria com a Assembleia Legislativa e a UEMS, busca combater a violência contra a pessoa idosa, promover o respeito e incentivar denúncias de abusos.

Instituída pela Lei 5.215/2018, de autoria do deputado estadual Renato Câmara, a campanha visa unir esforços para conscientizar a população sobre a importância da integridade física e psíquica dos idosos. Câmara, que também é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, destaca o papel da campanha na proteção e valorização da terceira idade.

“A programação do ‘Junho Prata’ é extensa e inclui atividades como exposições fotográficas, apresentações culturais, mesas redondas e conferências. Queremos não apenas fortalecer a rede de atendimento aos idosos, mas também dar voz a eles, promovendo seu protagonismo,” afirma Zirleide Barbosa, subsecretária de Políticas Públicas para Pessoa Idosa.

A cerimônia de abertura ocorrerá durante o II Encontro Junho Prata e UMA/UEMS: Promovendo a Educação, Saúde e Bem-estar Intergeracional, a partir das 8h no auditório do Bloco A da UEMS, situado na Av. Dom Antônio Barbosa, n.º 4155, no Bairro Santo Amaro.

Programação do evento:

8h: Recepção com Música e Exposição de Fotos da Maturidade
8h30: Abertura oficial com autoridades e apresentação cultural de dança intergeracional
9h30 às 11h30: Mesa Redonda “Universidades em prol da Educação, Saúde e Bem-Estar na Maturidade” com representantes da UFT, UFMS e UEMS, mediada por Zirleide Barbosa
13h: Apresentação do Coral da UMA/UEMS
13h30: Conferência “Humanizar para gerar qualidade de vida e cidadania à Pessoa Idosa” com Dra. Neila Barbosa Osório
14h30: Painel de Projetos de Intervenção (Grupo 1)
15h50: Intervalo com apresentação cultural
16h10: Painel de Projetos de Intervenção (Grupo 2)
17h30: Encerramento

Os interessados em participar podem se inscrever através do link disponibilizado pela organização.

Este evento marca o início de um mês dedicado à discussão e ao combate à violência contra idosos, promovendo atividades educativas e culturais em diversos municípios do estado. A campanha ‘Junho Prata’ é um esforço coletivo para garantir a dignidade e o respeito à população idosa, destacando a importância de políticas públicas e ações efetivas nesse sentido.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS