Trabalhadores da indústria de alimentos Refricom, em Bataguassu (cidade distante 340 quilômetros a sudoeste da Capital) paralisaram as atividades nesta quinta-feira (15). Eles querem a efetivação de um piso salarial em R$ 580 e aumento de 10% para quem recebe acima deste valor.
Por enquanto, conforme o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação, Panificação, Confeitaria, Laticínio, Frigorífico, Açougue e Matadouros de Bataguassu, os empresários oferecem reajuste para piso de R$ 540 e mais 5,5% para quem ganha a mais que isso.
Os funcionários atuam na produção industrial de pepinos e outros alimentos em conserva.
De acordo com informações de Raimundo Nonato do Nascimento, presidente do sindicato são mais de 150 trabalhadores do período diurno, que estão paralisados. “Se não houver acordo com a empresa, a turma do noturno, composta por mais de 100 trabalhadores, também deverá paralisar as atividades”, complementa, via assessoria de imprensa.
A Refricom é especializada na produção de alimentos em conserva, especialmente pepinos.
O presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e Afins de Mato Grosso do Sul ( FTIAA-MS), Vilson Gimenes Gregório, está na cidade participa de reunião com a direção da empresa para tentar chegar a um acordo e fechar a Convenção Coletiva de Trabalho 2010.
Dirigentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), conforme assessoria, também estão presentes na organização dos trabalhadores para pressionar a classe patronal.
Vilson Gimenes disse que a manifestação é pacífica. “Não podemos aceitar apenas o índice de inflação (5,5%) como ‘aumento’ salarial depois de 12 meses de trabalho sem qualquer reajuste”, comenta o sindicalista, via assessoria.
Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.

