O governador André Puccinelli protocolou, hoje (24), ação penal privada de injúria, calúnia e difamação no Fórum de Campo Grande contra o órgão de comunicação que divulgou o vídeo em que ele aparece supostamente coagindo funcionários comissionados a votar em determinados candidatos.
Laudo da perícia realizada no vídeo de 1min50 aponta divergência entre o que foi realmente dito e a legenda. Conforme a perícia, a degravação no trecho de 1min e 1min15 indica que a legenda é incondizente com a expressão verbal efetiva.
Puccinelli disse que a gravação é uma fraude constatada pelo laudo do Instituto de Perícias Científicas. “Paguei R$ 3 mil do meu bolso para periciar a fita e foi comprovado que foi degravada, dando outro sentido às palavras, para dar a intenção que eu estava coagindo”, afirmou. “Volto a dizer que nunca coagi ninguém, pelo contrário só estava pedindo o apoio. Vou continuar trabalhando e se me agredirem ou me atacarem, responderei”, avisa.
Ainda conforme o governador, ele estava aguardando o laudo da perícia para dar entrada na ação contra o proprietário do órgão de imprensa e o repórter e saber se este foi coagido a fazer a matéria ou não. “Respeito o direito da imprensa de dizer a verdade”, frisou.

Governador diz que vídeo é uma fraude e que laudo da perícia comprova
Foto: Deurico/Capital News
Vídeo - As imagens do vídeo mostram pessoas declarando os votos a prefeito e a vereador. Todos falam que vão votar em Giroto (PMDB) e cada um deles cita o nome de um candidato a vereador das coligações que apóiam o peemedebista.
Em certo momento, o governador chega a questionar o fato de a foto de Giroto estar muito pequena na propaganda de uma candidata a vereadora. “Se ela não colocar grande no carro dela, eu vou ‘girotear’ a Marta”, disse Puccinelli.
Antes, também no vídeo, uma servidora fala que quem não comparecesse à reunião seria exonerado.
Perícia - No último dia 22, por determinação da Justiça Eleitoral, foi feito o pedido de busca e apreensão do vídeo. O material foi apreendido e encaminhado para a Polícia Federal “para realização de perícia, com a degravação e identificação das vozes dos participantes”.
