Campo Grande 00:00:00 Domingo, 07 de Setembro de 2025


Política Terça-feira, 01 de Março de 2011, 07:42 - A | A

Terça-feira, 01 de Março de 2011, 07h:42 - A | A

Comoção e saudosismo marcam velório de Celina Jallad

Eduardo Penedo - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Aplausos, comoção e saudosismo marcaram o velório da ex-deputada estadual e conselheira do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, Celina Jallad, que morreu na madrugada de segunda-feira (28) no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após sofrer um aneurisma abdominal. Celina estava internada desde domingo no hospital.

Para os deputados federais, senadores e colegas de Celina no TCE Celina deixa saudades.

Com lagrimas nos olhos, o governador André Puccinelli(PMDB)disse bastante emocionado que Celina era uma amiga e companheira, que prestou muitos serviços ao Estado.“Sem sombra de dúvida, vai ser lembrada por tudo o que fez. Sua aprovação é demonstrada pela quantidade de amigos que estão aqui”, disse André.

O presidente do TCE/MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul), conselheiro Cícero de Souza, ressaltou que "quando se perde algo precioso a gente tenta substituir com algo precioso, no caso de Celina é muito díficil". Ele também destacou que em tão pouco tempo Celina Jallad já tinha conquistado a todos no tribunal. "Deus saberá, com o tempo, trazer conforto para podermos conviver sem a sua presença".

Para o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, a ex-deputada estadual esteve presente em um momento muito importante.“Quando fui escolhido como candidato à prefeitura de Campo Grande pela primeira vez [no ano de 2004], eu estava de frente com ela, que me disse. ‘A partir de agora, vamos caminhar juntos’. É uma perda muito grande, todos iremos sentir a falta que ela fará”, destacou Nelsinho.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul (TJ-MS) confidenciou que Celina era "era uma líder política, pensava nos interesses do Estado”

"Ela era uma pessoa muito amiga, conselheira e leal, firme na política, ética, solícita, sorridente, sempre com uma palavra de conforto", lembrou o deputado federal Geraldo Resende (PMDB).

"Vou sentir muito a sua falta, uma mulher de papel importante na política", foram as palavras do senador Delcídio do Amaral (PT). O parlamentar falou ainda da perda de uma representanre digna, que tinha um espírito público, forte, e que defendeu o povo sul-mato-grossense como ninguém.

Já o deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB), colega de Celina por quatro anos na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, lembrou da conciliadora que ela sempre foi na Casa de Leis. "Ela era uma mãezona, meu sentimento é de respeito, carinho e de saudade", afirmou.

Para o deputado federal Waldemir Moka (PMDB), que conhece Celina desde a infância, foi fácil e ao mesmo tempo difícil descrever a sensação deste momento tão triste. "Celina era uma mulher guerreira e deixa um legado para o Estado, ela era vibrante, forte na política e em tudo que realizava", destacou. O deputado lamentou a morte dela, acrescentando que "Celina tinha uma contribuição muito grande para dar ao Tribunal de Contas do Estado".

O corpo de Celina Jallad esta sendo velado no saguão da Assembleia durante toda a madrugada. E o sepultamento está marcado para hoje às 10h no cemitério Parque das Primaveras.

Clique na imagem para acessar a galeria

..
Foto: Giuliano Lopes/ALMS

Trajetória - Celina exerceu cargos de professora, empresária, secretária de Estado de Ação Comunitária e secretária Municipal do Bem-Estar-Social em Campo Grande. Na Assembleia Legislativa atuou por 16 anos, em quatro mandatos.

Foi a primeira mulher a presidir o diretório municipal do PMDB em Campo Grande, bem como a primeira mulher a presidir a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa e a ocupar, na história do Parlamento Estadual, o cargo de vice-presidente do Poder Legislativo sul-mato-grossense. Em novembro do ano passado assumiu o cargo de Conselheira do TCE, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo no Estado.


Por Eduardo Penedo - Capital News (www.capitalnews.com.br) 

 

 Veja também:

 01/03/2011 - 08:03
  Lideranças políticas femininas choram perda de Celina

 01/03/2011 - 07:53
  Terça-feira será de luto e ponto facultativo

 01/03/2011 - 12:00
  Familiares, políticos e amigos se despendem de Celina

 01/03/2011 - 08:13
  Nelsinho acompanha sepultamento de Celina

 01/03/2011 - 08:03
  Lideranças políticas femininas choram perda de Celina

 01/03/2011 - 07:53
  Terça-feira será de luto e ponto facultativo

 

 28/02/2011 - 17:32
  Hemosul não abre amanhã e retoma as atividades na quarta

 28/02/2011 - 17:21
  Governo, Assembleia Legislativa e TJ declaram luto oficial pela morte de Celina Jallad

 28/02/2011 - 17:08
  Procon transfere audiências desta terça-feira para o dia 12

 28/02/2011 - 16:57
  Ponto facultativo suspende aulas nas repartições estaduais nesta terça-feira

 28/02/2011 - 12:29
  Delcídio lamenta morte de Celina e diz que perdeu uma grande amiga

 28/02/2011 - 12:18
  Deputados lamentam morte de Celina

 28/02/2011 - 12:08
  Marisa diz que Celina ajudou a fazer a história da mulher em MS

 28/02/2011 - 11:57
  Júnior Mochi lamenta morte da amiga Celina Jallad

 28/02/2011 - 11:30
  Moka lamenta e se diz abalado com a morte de Celina Jallad

 28/02/2011 - 11:02
  Marcio Monteiro lamenta morte de Celina

 28/02/2011 - 10:51
  Prefeito faz um minuto de silêncio em homenagem a morte de Celina

 28/02/2011 - 10:38
  Governo do Estado divulga nota de pesar por morte de Celina

 28/02/2011 - 10:26
  TCE-MS decreta luto oficial por 3 dias por morte de Celina

 28/02/2011 - 10:13
  Corpo de Celina deve chegar no fim da tarde em Campo Grande

 28/02/2011 - 09:36
  Assembleia decreta luto oficial por 3 dias pela morte de Celina

 28/02/2011 - 07:41
  Celina Jallad morre em hospital de São Paulo

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS