Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Viagens Sábado, 08 de Janeiro de 2022, 11:36 - A | A

Sábado, 08 de Janeiro de 2022, 11h:36 - A | A

Coluna Viagens

Dicas para organizar suas finanças e viajar nas férias

Por Raphael Granucci

Da coluna Viagens
Artigo de responsabilidade do autor

Seja para realizar sonho ou apenas tirar dias para descansar, planejamento financeiro para viajar é simples e ajuda a conter gastos

iStock

ColunaViagens

Final do ano batendo na porta e, com ele, vem a vontade de viajar nas férias. Afinal, quem não ama passar uma temporada em um lugar paradisíaco, curtindo com a família ou com os amigos? Principalmente agora, em 2021, em que finalmente a pandemia de COVID-19 deu uma trégua, por conta dos altos índices de vacinação no Brasil. A possibilidade de passar mais tempo com outras pessoas, relaxando ou se divertindo, aumentou e sem dúvidas é o momento ideal para você fazer aquela viagem que estava adiando há tanto tempo.

Um item importantíssimo para viajar é, antes de qualquer coisa, fazer o planejamento financeiro. Afinal, nada melhor do que viajar com as contas em dia, sem se preocupar com dívidas ou com o dinheiro muito curto para aproveitar passeios e idas em restaurantes. O planejamento financeiro para as férias, sobretudo, deve ser feito com cuidado, pois nas épocas de temporada os valores costumam subir – de passagens até hotéis e pousadas –, e por isso se faz necessário se precaver para evitar imprevistos no bolso. Confira algumas dicas para o planejamento financeiro da sua próxima viagem!

Roteiro
O primeiro grande passo para tornar a sua viagem realidade é fazer um roteiro minucioso para saber quais lugares você visitará e o que pretende fazer de fato na viagem. Em qual hotel você vai se hospedar? Quais restaurantes irá frequentar? Como você irá se locomover?

Faça, realmente, um roteiro fechadinho do seu dia a dia, horário de chegada e saída. Tudo isso deixa a viagem mais previsível financeiramente e te ajuda no planejamento.

Análise dos custos
Depois de fazer o seu roteiro, parta para a etapa mais importante: a análise dos custos! Estipulando o valor total da viagem que você pretende fazer, este é o momento de detalhar o seu orçamento incluindo as suas contas pessoais, como luz, água, alimentação, etc. É possível baixar aplicativos que te ajudam nesse controle, inclusive. Não deixe de fora os pequenos gastos, como os cafezinhos no escritório ou aquela guloseima que vez ou outra aparece na sua sacola do mercado.

Outro ponto importante é analisar a forma que você pretende pagar pela viagem. No geral, as viagens são melhores pagas com cartão de crédito, pois é possível parcelar passagens e hospedagens. De resto, como passeios e alimentação, prefira pagar à vista.

Reserve uma quantia e compre com antecedência
Se possível, reserve uma quantia todos os meses para fazer uma espécie de “poupança viagem”. Isso te ajuda a controlar seus gastos e prever melhor o seu real orçamento para a viagem. Não se esqueça também de comprar os detalhes da viagem com antecedência – principalmente, passagens –, pois pode reduzir consideravelmente os custos. Viagens compradas em cima da hora costumam ser bem mais caras.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS