Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Viagens Sexta-feira, 11 de Outubro de 2019, 09:36 - A | A

Sexta-feira, 11 de Outubro de 2019, 09h:36 - A | A

Coluna Viagens

China atrai o interesse de brasileiros: saiba como buscar uma oportunidade no país

Por Raphael Granucci

Da coluna Viagens
Artigo de responsabilidade do autor

Brasileiros encontram no país oriental uma chance de recolocação no mercado profissional

Divulgação

ColunaViagens

Mesmo travando uma batalha comercial com os Estados Unidos no último ano, principalmente com as medidas protecionistas de Donald Trump, a China mantém uma expectativa de crescimento superior a 6%.

Esse cenário de crescimento econômico não é algo raro para o país, que nos últimos 50 anos foi capaz de vencer a fome e a miséria, abrindo suas fronteiras comerciais e ditando um novo ritmo para a economia global. Mesmo quando o mundo estava em recessão, a China conseguiu manter taxas de crescimento superiores às de grandes potências.

Com resultados tão positivos, cada vez mais estrangeiros buscam oportunidades de crescer profissionalmente na China. Entre eles, estão os brasileiros.

De acordo com informações do Itamaraty, nos últimos cinco anos, houve um crescimento de 50% no número de brasileiros vivendo na China. As boas oportunidades econômicas são o principal atrativo.

A culinária e os costumes normalmente são pontos que impõem dificuldades de adaptação aos brasileiros no país, que precisam se acostumar com um idioma bastante diferente das línguas latinas, como o espanhol e o português, e também com outros costumes do povo chinês.

No caminho para essa adaptação e resolução de trâmites legais, alguns brasileiros recorrem a cursos intensivos de mandarim e ao serviço de tradução juramentada, para resolver questões burocráticas.

Como buscar oportunidades profissionais na China
No Brasil, existem muitas empresas chinesas. São essas empresas que também atuam na América Latina que acabam sendo uma das principais portas de entrada para os brasileiros que se mudam para a China por motivos profissionais.

No entanto, existem também outros caminhos que os brasileiros têm seguido para chegar até a China. Até mesmo o Facebook, em grupos de brasileiros que já estão no país oriental e outros que ainda buscam uma oportunidade, pode ser uma importante ferramenta para encontrar o que se procura.

Nessas comunidades, digitais ou presenciais, os brasileiros criam redes de apoio para quem busca uma oportunidade de emprego no país, além de trocar dicas de como resolver as questões burocráticas com mais facilidade.

Cultura diversa
As referências culturais são bastante diferentes em relação ao Brasil. A dificuldade para se adaptar às dinâmicas sociais é um dos principais motivos que acabam fazendo com que brasileiros voltem ao país de origem.

No entanto, para aqueles que conseguem superar esses obstáculos, torna-se mais simples criar vínculos e se relacionar com a nova cultura a partir da criação de laços afetivos.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS