
O suplente de senador Pedro Chaves
Choque... no bolso I – Os deputados poderão analisar o Projeto de Decreto Legislativo (PDC), que suspende os efeitos de despacho da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no qual é negado o ressarcimento aos consumidores de valores a maior cobrada nas contas de luz.
**
Choque... no bolso II – O despacho da Aneel resultou de processo que pedia o reconhecimento da agência da aplicação retroativa de correções em fórmulas de cálculo da tarifa cobrada pelas distribuidoras de energia elétrica. A retroatividade atinge o período de 2002 a 2009.
**
Choque... no bolso III – A polêmica surgiu na época da Comissão Parlamentar de Inquérito das Tarifas de Energia Elétrica, quando a auditoria do Tribunal de Contas da União descobriu o erro de metodologia de reajuste tarifário que beneficiou as distribuidoras.
**
Choque... no bolso IV – Segundo os deputados, as próprias distribuidoras se dispuseram a ressarcir os consumidores em audiência pública realizada pela CPI em 2009. Os valores calculados eram de R$ 1 bilhão ao ano nesse período. Após 2009, os contratos foram corrigidos pela Aneel.
**
Terminologia – Quando o consumidor é flagrado fazendo “gato”, ou seja, furtando energia, ele comete um crime passível de ação policial e/ou judicial. E quando o consumidor é “lesado” pelas distribuidoras?
**
O substituto – O próximo secretário municipal de Relações Institucionais da Prefeitura de Campo Grande, aquele que irá substituir o suplente de senador Pedro Chaves, será indicado pelo Partido dos Trabalhadores.
**
Conivência I – Pessoas motivadas por paixões políticas estão colaborando com a impunidade e perpetuação da propina (mensalão) denunciada pelo ex-deputado federal Roberto Jefferson, do PTB.
**
Conivência II – Ora, se estão arrecadando dinheiro para o pagamento das multas aos condenados pelo STF (Supremo Tribunal Federal), a quem cabe apurar o crime de afronta ao Poder Judiciário?
**
Boca de siri – Dizem que não existe segredo entre duas pessoas. E quando são três ou mais pessoas participando da mesma reunião? Então não é verdade que “em boca fechada não entra mosca”.
**
Porta-voz - Segundo o senador Delcídio do Amaral, o ministro Aloizio Mercadante formalizou convite ao governador André Puccinelli para sair candidato ao Senado na chapa encabeçada por ele (Delcídio), abandonando de vez o apoio ao ex-prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB).
**
Coalizão – Paulo Duarte, prefeito de Corumbá e presidente regional do Partido dos Trabalhadores, é outro que defende a composição PT/PMDB em Mato Grosso do Sul a fim de fortalecer o projeto Dilma Rousseff no Estado.
**
Internet - As desgraças das crises são fabricadas pelos políticos, calculadas pelos economistas, anunciadas pelos jornalistas e ratificadas pelo povo! O autor da frase não ensina como identificar “um político honesto”.
**
Don Geronynimo – “Devido ao aumento da gasolina, de energia, dos salários dos políticos e da corrupção, informamos que a "luz do fim do túnel" foi cortada.”
**