Campo Grande 00:00:00 Domingo, 07 de Junho de 2026


Marco Eusébio Domingo, 07 de Junho de 2026, 07:31 - A | A

Domingo, 07 de Junho de 2026, 07h:31 - A | A

Coluna Entrelinhas da Notícia

Lula reage a tarifaço dos Estados Unidos e afirma que Brasil buscará novos mercados

Por Marco Eusébio

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

O presidente Lula afirmou na quarta (03) que o Brasil não ficará dependente dos Estados Unidos diante das novas barreiras comerciais propostas pelo governo norte-americano e buscará ampliar relações com outros parceiros internacionais. Durante reunião ministerial no Palácio do Planalto, Lula declarou que o país continuará atraindo investimentos e exportando seus produtos para quem tiver interesse em negociar, reforçando a soberania nacional e criticando o que chamou de “política do vira-lata” diante das grandes potências. A reação ocorre após o governo do presidente Donald Trump anunciar novas sobretaxas sobre produtos brasileiros e questionar políticas como o Pix.

“Nós vamos procurar outros parceiros. Se ele não quer comprar, a gente vai vender para quem quiser comprar. Não vamos ficar reclamando. Se não quiser investir aqui, nós vamos procurar outro. O Brasil é dono do seu nariz. Isso aqui é um país democrático e soberano”, disse o presidente aos ministros de Estado. “Nós resolvemos não adotar mais a política do vira-lata diante das grandes potências. Nós não somos melhores do que ninguém, mas não somos piores. Vamos respeitar todo mundo, mas queremos respeito”, acrescentou.

Lula também confirmou participação na próxima cúpula do G7, na França, a convite do presidente Emmanuel Macron, defendendo o fortalecimento do multilateralismo e das instituições internacionais, como a Organização das Nações Unidas. O evento reúne os líderes da Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. “Eu nem ia no G7, agora eu vou. É preciso alguém tentar colocar ordem na casa e parar essa coisa de desmonte do multilateralismo, da democracia e desvalorização das instituições. Se a ONU não está funcionando hoje, não é destruindo a ONU que a gente vai consertar o mundo, é reconstruindo a ONU”, disse Lula. (Com Agência Brasil)

 • • • • •

Lula chama filhos de Bolsonaro de “traidores da pátria” por ações dos EUA contra o Brasil

Ricardo Stuckert/PR

ColunaMarcoEusébio

Lula diz que Flávio e Eduardo agem contra o Brasil

O presidente Lula (PT) atribuiu à atuação dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a proposta dos Estados Unidos de impor uma sobretaxa de 25% sobre produtos brasileiros (leia aqui). Durante discurso na terça (02) em Catalão (GO), Lula classificou Flávio e Eduardo Bolsonaro como “traidores da pátria” e afirmou que ambos buscaram apoio do governo norte-americano para pressionar o Brasil.

O petista citou manifestações públicas dos filhos de Bolsonaro em defesa de medidas adotadas pelo presidente Donald Trump contra o país e afirmou que as sanções prejudicam trabalhadores, empresários e o agronegócio brasileiro. Lula, conforme divulgou o G1, também elevou o tom ao dizer que a família Bolsonaro representa “a pior espécie de ser humano” produzida pela política nacional.

A declaração ocorre após o Escritório de Comércio dos Estados Unidos propor uma nova tarifa de 25% sobre produtos brasileiros. Em resposta, o governo federal divulgou nota afirmando que recebeu o relatório “com indignação” e atribuiu a iniciativa a uma “provocação da família Bolsonaro”. Lula aproveitou ainda para destacar o reconhecimento da China ao Brasil como território livre de febre aftosa, classificando a decisão como uma compensação positiva diante das tensões comerciais com Washington.

Na semana passada, o senador Flávio Bolsonaro, pré-candidato à Presidência, esteve em Washington e se reuniu com Trump e auxiliares do presidente americano. Hoje, em trevista, o pré-candidato afirmou que pediu ao americano para não taxar o Brasil. Lula afirmou: "Então, o filho dele [Jair Bolsonaro], que hoje foi para a televisão dizer que não disse nada, eu vou repetir, em 9 de julho de 2025, no dia que ele nos puniu, ele foi dizer 'Obrigado, Trump'. E o outro filho também foi agradecer ao presidente Trump. Os dois criticando o Brasil e parabenizando o Trump pela taxação".

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS