Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Educação e Carreira Domingo, 28 de Novembro de 2021, 11:09 - A | A

Domingo, 28 de Novembro de 2021, 11h:09 - A | A

Coluna Educação e Carreira

As melhores carreiras para quem é de humanas

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Escolher o caminho a ser trilhado por parte da vida nem sempre é fácil, especialmente quando números não são o ponto forte

iStock

ColunaEducaçãoECarreira

Você sabe que é de Humanas, mas está em dúvida sobre qual carreira seguir na área? Nós vamos te ajudar! O foco é apresentar as melhores carreiras de acordo com a procura, opções de atuação e o mercado de trabalho.


A área de Humanas coloca o ser humano como objeto de estudo, tudo é avaliado, desde as atitudes individuais até o seu convívio social. De acordo com a Árvore de Conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), o segmento está dividido em ‘áreas de conhecimento’, que incluem: Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes.


Acompanhe a lista dos cursos mais procurados:


ADMINISTRAÇÃO:
O curso de administração visa preparar o estudante para gerenciar recursos humanos, financeiros e materiais de uma organização. O mercado de trabalho é aquecido para administradores, no entanto, as vagas são acirradas uma vez que o curso é bastante popular, serão necessárias capacitações extras para obter destaque.


DIREITO
O curso de Direito tem duração de cinco anos, o estudante graduado será responsável pela aplicação das leis, mesmo que em diferentes áreas de atuação. O profissional poderá trabalhar em favor da Legislação Penal, Trabalhista, Previdenciária, Tributária, entre outros, além de possuir variedade de cargos de ocupação, tais como advogado, juiz, delegado de justiça e promotor.


SERVIÇO SOCIAL
Outra profissão visada na área de Humanas é o Serviço Social. O objetivo do profissional é defender e ampliar políticas públicas e programas sociais, para o bem-estar e reintegração da população. O curso de Serviço Social EAD (Educação à Distância), nessa modalidade, tem duração de quatro anos. Depois de formado, o estudante poderá atuar em políticas de instituições públicas, privadas e não governamentais.


JORNALISMO
O curso de Jornalismo forma profissionais capacitados para produção de notícias nos diferentes meios de comunicação. A graduação possui duração de quatro anos e apesar da legislação atual não exigir conclusão do curso, o diploma de formação será um diferencial importante na procura das melhores vagas de trabalho. O profissional poderá atuar como assessor de imprensa, repórter, redator, entre outros.


LETRAS
Quem escolhe estudar Letras possui três opções de formação: bacharelado, licenciatura e pós-graduação. No caso de licenciatura, o estudante obterá capacitação para atuar na carreira acadêmica, enquanto o estudante que optar pelo bacharelado ou pós-graduação, poderá atuar como tradutor, revisor e editor de texto, entre outros. O tempo de curso varia de acordo com a habilitação escolhida, podendo durar de dois a seis anos.


Existe uma extensa gama de cursos envolvendo as Ciências Humanas e Sociais. Procure saber mais sobre cada uma delas para tomar a decisão certa, de acordo com seus objetivos.

 

 

 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS