Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Rural Sexta-feira, 27 de Agosto de 2010, 08:20 - A | A

Sexta-feira, 27 de Agosto de 2010, 08h:20 - A | A

MS tem queda de 77% no preço do leite in natura

Ângelo Smaniotto - (www.capitalnews.com.br)

Devido à escassez de pasto com a falta d chuvas, o produtor tem que investir em outras fontes alternativa para poder alimentar o gado. Esse investimento pesa no orçamento, o que faz com que a produção de leite tenha custos elevados na época de entressafra.

Isso fez o preço do leite in natura desabar até 77% no mês de agosto comparado ao mesmo período do ano anterior. O litro está sendo comercializado a R$ 0,58, somando uma queda de 6% em relação a julho.

Outro fator que tem contribuído para desvalorização do produto é o excesso de estoque de leite UHT no mercado, por conta da queda na exportação deste tipo de produto e seus derivados lácteos.

A desvalorização do produto interno devido ao aumento da produção no sul do país e a importação de leite em pó de Uruguai e Argentina são fatores que influenciam diretamente no preço do leite no Estado. Em 2009 os preços se encontravam no mesmo patamar, sendo que o volume de importação dos dois países sul-americanos chegou a 38,4 mil toneladas.

Ao todo, Mato Grosso do Sul conta com 33 mil produtores de leite, sendo que 80% são de pequeno porte e de assentamentos. A produção no Estado é de R$ 1,5 milhão de litros por mês.

 

Por Ângelo Smaniotto - (www.capitalnews.com.br)
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS