Sábado, 27 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 04 de Março de 2010, 09:10 - A | A

Quinta-feira, 04 de Março de 2010, 09h:10 - A | A

Após denúncia, Prefeitura convoca pedagoga com deficiência visual que passou em concurso

Marcelo Eduardo - Capital News

A pedagoga Telma Nantes de Matos, aprovada em primeiro lugar no concurso de provas e títulos para professores da Rede Municipal de Ensino (Reme) da Capital, mas que foi impedida de assumir o cargo. Todavia, após denúncia ser levada à Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso do Sul (OAB-MS) e à imprensa – como noticiou em primeira mão o Capital News –, a Prefeitura decidiu convocá-la.

Foi publicado no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) de 19 de fevereiro o ato de convocação e nomeação da pedagoga, que tem deficiência visual.

Conforme a OAB-MS, a Prefeitura a teria desclassificado em razão da administração municipal ainda não dispor de uma sala adaptada onde a professora possa atuar. Ainda de acordo com a entidade dos advogados, esta justificativa, porém, é questionável, pois a municipalidade tem obrigação de dar condições de trabalho aos portadores de necessidades especiais. Além disso, segundo a própria Prefeitura, outras duas concorrentes com deficiência também passaram pela avaliação e foram aprovadas, explica.

De acordo com o presidente da OAB-MS, Leonardo Duarte, via assessoria de imprensa, em casos como esse “é preciso humanizar as relações sociais, tratando os desiguais na medida de suas especialidades”.

Pela documentação encaminhada à Comissão de Direitos Humanos da OAB-MS, Telma foi informada a respeito da decisão da Prefeitura por meio de ofício que lhe foi enviado pela secretária-adjunta de Administração, Aurenice Rodrigues Pinheiro Pilatti.

O fato motivou veiculação na mídia nacional. O portal R7, por exemplo, trouxe fala da especialista em deficiência física Maria Madalena Jeronimo. Segundo a matéria do site, ela “diz que o município de Campo Grande deveria se adequar às limitações da professora”.

A Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso do Sul (OAB-MS) vai pedir explicações à Prefeitura.

Legislação

Conforme o artigo 43 do decreto federal 3298/1999, a função de uma equipe multiprofissional é “avaliar a compatibilidade entre as atribuições do cargo e a deficiência do candidato durante o estágio probatório e não indeferir de pronto a admissão do candidato”.

Foram preenchidas 306 vagas pelo concurso público: 5% destinadas às pessoas com deficiência.


Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)

 

 Veja também:

 12/02/2010 - 15:36
  Prefeitura diz que professora com deficiência visual podia ser reprovada em concurso; entidades discordam

 12/02/2010 - 12:22
  Pedagoga passa em concurso na Capital mas não consegue assumir a vaga por ser cega

 09/02/2010 - 13:04
  Pedagoga é desclassificada de concurso público na Capital de forma irregular, segundo candidata

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS