Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2010, 15:36 - A | A

Sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2010, 15h:36 - A | A

Prefeitura diz que professora com deficiência visual podia ser reprovada em concurso; entidades discordam

Marcelo Eduardo - Capital News

A pedagoga Telma Nantes de Matos, aprovada em primeiro lugar no concurso de provas e títulos para professores da Rede Municipal de Ensino (Reme) da Capital, mas que foi impedida de assumir o cargo, deixou de ser convocada com base no Diário Oficial de Campo Grande, segundo assessoria de imprensa da Prefeitura.

No dia 9, o Capital News informou o caso em primeira mão. Nossa equipe de reportagem conversou com Telma, que é diretora do Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florisvaldo Vargas (Ismac) e membro do Conselho Nacional da Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e trabalha há dez anos lecionando para crianças e comprovou sua capacidade acertando 75% da prova.

Para ela, a decisão divulgada no Diogrande nº 298 de 25 de janeiro, é discriminatória. “Imagina um jovem que a gente está incentivando a estudar e prestar concursos. Essa decisão serve de desestímulo. Ele vai pensar, se até a presidente, a diretora passou por isso. Mas, não é assim. Essa decisão serve de desestimulo à inclusão. É uma falta de respeito ao ser humano”, disse ao Capital News, dia 9, quando foi à Assembleia Legislativa pedir apoio dos deputados estaduais.

Agora, a assessoria de imprensa da Prefeitura enviou à imprensa nota oficial sobre o assunto. O texto traz tons gerais e não detalha o motivo exato para que a pedagoga seja impedida de assumir o cargo.

Confira a íntegra da nota

“A pedagoga Telma Nantes de Matos fez o concurso na Prefeitura de Campo Grande e foi aprovada na prova escrita, mas foi considerada inapta pela comissão de avaliação. A comissão de avaliação é composta de uma fisioterapeuta, dois pedagogos, um médico e um psicólogo.

Ao inscrever no concurso o candidato toma ciência que passara pela comissão de avaliação. Esta avaliação é aplicada em todos os concursos.

As regras do concurso estão publicadas no suplemento do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), do dia 03.11.2009.

A Prefeitura de Campo Grande segue a Lei Federal de 3.299 de 20 de dezembro de 1999.”

Clique aqui e veja o que está escrito no suplemento do Diogrande citado pela assessoria de imprensa da Prefeitura (pontos que diriam exatmente sobre deficiência estão na página 2, inciso 3.4).

Caso é notícia nacional

O fato motivou veiculação na mídia nacional. O portal R7, por exemplo, trouxe fala da especialista em deficiência física Maria Madalena Jeronimo. Segundo a matéria do site, ela “diz que o município de Campo Grande deveria se adequar às limitações da professora”.

A Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso do Sul (OAB-MS) vai pedir explicações à Prefeitura.

Legislação

Conforme o Art. 43 do Decreto Federal 3298/99, a função de uma equipe multiprofissional é “avaliar a compatibilidade entre as atribuições do cargo e a deficiência do candidato durante o estágio probatório e não indeferir de pronto a admissão do candidato”.

Foram preenchidas 306 vagas pelo concurso público: 5% destinadas às pessoas com deficiência.

Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)

 

 Veja também:

 12/02/2010 - 12:22
  Pedagoga passa em concurso na Capital mas não consegue assumir a vaga por ser cega

 09/02/2010 - 13:04
  Pedagoga é desclassificada de concurso público na Capital de forma irregular, segundo candidata

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS