Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Polícia Quarta-feira, 22 de Julho de 2009, 14:59 - A | A

Quarta-feira, 22 de Julho de 2009, 14h:59 - A | A

Owari: Relatório aponta envolvimento de forças policiais em esquema

Alessandro Perin - (www.capitalnews.com.br)

Relatório da Operação Owari, assinada pelo delegado Braulio Galonni, aponta suposto envolvimento de forças policiais com empresários investigados. Há indícios de que agentes da segurança pública recebiam pagamentos de vantegem indevida à policiais de Naviraí e Dourados. Delegados estão sendo citados no relatório. A Polícia Federal investiga quais os graus de favorecimento e assuntos abordados. Um prefeito é citado sendo favoreciso através do recebimento de automóveis.

Além disso, foi apurado que um dos membros investigados na Operação Owari aparece negociando a privatização do saneamento de Dourados com uma empresa do Rio de Janeiro. Durante as investigações ele aparece questionando o valor que seria destinado ao esquema caso a empresa ganhasse a licitação, provavelmente por meio ilícito. Há indícios de que a negociação acontece pelo menos três meses antes da Câmara de Vereadores aprovar projeto que municipaliza serviços.

De acordo com relatório da Polícia Federal, assinada pelo delegado Braúlio César Galloni, para articular a transferência da concessão do saneamento, o esquema envolvia secretários municipais e vereadores, segundo o relatório. As negociações começaram no dia 2 de fevereiro. No dia 12 daquele mês, o articulador aparece informando a um dos secretários municipais que levaria o grupo do Rio de Janeiro para conhecer a prefeitura de Dourados. Dias depois, escutas mostram o articulador cobrando da empresa candidata o valor do montante que renderia ao esquema.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS