Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Polícia Quarta-feira, 08 de Julho de 2009, 14:06 - A | A

Quarta-feira, 08 de Julho de 2009, 14h:06 - A | A

TJ-MS concede liberdade para presidente da Câmara de Dourados e vice-prefeito de Ponta Porã

Alessandro Perin - (www.capitalnews.com.br)

O desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ/MS), Claudionor Abbs Duarte, concedeu hoje pela manhã habeas corpus para o vereador e presidente da Câmara Municipal de Dourados, Sidlei Alves (DEM). O pedido foi feito pelos advogados Ailton Stroppa e Valdeci Barrolha Ferreira que aguardam o documento para a liberação do parlamentar preso ontem na Operação Owari, realizada em Dourados. Também estão em liberdade o vice-prefeito de Ponta Porã, Eduargo Esgaib (DEM) e a mulher dele Paula Consalter Campos, segundo a PF (Polícia Federal).

O primeiro dos presos pela Owari a ser posto em liberdade foi João Paulo Barcellos Esteves, ex-secretário de Saúde de Dourados. Ele foi uma das 41 (e não 42, como divulgado anteriormente) pessoas presas durante a operação Owari, deflagrada ontem, 7 de julho, em quatro cidades de Mato Grosso do Sul e duas do Paraná, pela PF.

Os homens presos foram transferidos na noite de ontem, de ônibus, para a Penitenciária de Segurança Máxima Harry Amorin Costa, em Dourados. As mulheres deverão seguir nesta quarta para o Presídio Feminino de Rio Brilhante.

Conforme o delegado da PF, Bráulio Galloni, o bando agia há cerca de 40 anos em Dourados, Campo Grande, Ponta Porã, Naviraí, Guaíra (PR) e Umuarama (PR). Os suspeitos atuavam no suposto esquema de fraude em licitações da área de Saúde. Os prejuízos aos cofres públicos seriam de R$ 20 milhões, segundo a PF.

Políticos, servidores públicos e empresários foram detidos. Foram presos: o vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos de Doruados, Carlinhos Cantor; os secretários municipais de Governo de Dourados, Darci Caldo, de Obras, Carlos Ióris, e de Saúde, Sandro Barbara; dois assessores especiais do prefeito de Dourados, Jorge Dauzacker e Márcia Fagundes Geromini; o ex-secretário de Fazenda de Dourados, Luiz Seiji Tada; e o filho do ex-prefeito de Dourados Laerte Tetila, o dentista André Tetila; o presidente da Câmara de Vereadores de Dourados, Sidlei Alves (DEM); os vereadores de Dourados Júnior Teixeira (PDT) e Paulo Henrique Bambu (DEM); os empresários Sizuo Uemura (dono do Hospital da Mulhher de Dourados), Helena Uemura, Sizuo Uemura Filho, Eduardo Uemura (Dinho Uemura) e Maísa Uemura; o empresário de transportes de Ponta Porã, Gilmar Carbori; o presidente da Câmara de Vereadores de Naviraí, José Odair Gallo (PDT).

(Matéria editada às 14:56 para acréscimo de informação)
 

 Veja também:

    Presidente da Câmara e vice-prefeito de Dourados são presos suspeitos de crimes contra a ordem econômica

    Outro vereador e donos de hospital também estariam entre os presos pela "Owari"

    PF prende filho de Laerte Tetila, em Dourados

    PF prende presidente da Câmara de Naviraí

    Artuzi sobre prisões da PF: "Estou igual ao Lula, não sei de nada!"

    PF vistoria casa de chefe do governo de Dourados

    Operação Owari: Quatro já teriam prisão preventiva decretada e 38 prisão temporária

    Presidente da Câmara e vice-prefeito de Dourados são presos suspeitos de crimes contra a ordem econômica

    Esquema de fraudes descoberto pela PF já durava 40 anos; prejuízos seriam de R$ 20 milhões

    Preso durante operação Owari, ex-secretário de Saúde de Dourados João Esteves já está livre

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS