Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 15 de Junho de 2009, 12:57 - A | A

Segunda-feira, 15 de Junho de 2009, 12h:57 - A | A

Cães continuam abandonados em casa no Centro

Manuela Barem e Reginaldo Rizzo - Redação Capital News

A equipe de reportagem do Capital News realizou nova visita na residência da Rua Marechal Rondon, entre as Ruas 13 de Maio e 14 de Julho, no centro de Campo Grande na manhã desta segunda (15) e constatou que pelo menos oito cães continuam em estado de abandono no local, mesmo depois das denúncias de maus-tratos contra os animais. O lixo que se encontrava em frente à casa foi retirado, porém os cachorros continuam sujos e sem água.

Na manhã de sexta-feira (12), moradores da região reclamaram do mau-cheiro e condições precárias do local, além do abandono dos cães. Foi feito o contato com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e hoje expira o prazo dado ao proprietário da residência para a retirada dos animais. “Estamos monitorando essa situação há um ano e ela esta no desfecho final. O proprietário dos animais já foi notificado e autuado. Ele tem um prazo até segunda-feira para dar um destino aos animais de acordo com o que é previsto pela legislação”, comentou a bióloga e fiscal sanitária do CCZ, Silvia Barbosa.

Possível apreensão

De acordo com ela, todo o procedimento administrativo foi feito pelo CCZ e o caso encaminhado à Delegacia Especializada em Crimes Ambientais e Proteção ao Turista (Decat). “Se o proprietário não tomar as medidas exigidas, na segunda-feira o CCZ e a Decat vão até o local para apreender os animais”, finalizou.

O dono dos cães deve ser autuado por maus tratos de animais. Segundo o artigo 32 da lei ambiental, praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é crime, com pena de detenção de três meses a um ano, além de multa.

Clique na imagem para acessar a galeria

Cães estão sujos e sem água
Fotos: Deurico/Capital News

 Veja também:

   Proprietário que abandonou cães, tem outra residência que está em estado de proliferação de doenças

   Cães são criados em situação degradável na área central da Capital

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS