Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Polícia Terça-feira, 03 de Março de 2015, 18:53 - A | A

Terça-feira, 03 de Março de 2015, 18h:53 - A | A

PMA prende pescadores e apreende lancha no rio Paraná

Taciane Peres - Capital News

Uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Mundo Novo (MS) realizava fiscalização fluvial durante a noite do último domingo, no rio Paraná, no município de Eldorado (MS) e prendeu dois pescadores por pesca predatória. Os infratores, de 31 e 41 anos, residentes em Terra-Roxa (PR) estavam em uma lancha, com motor 115 HPs e pescavam com petrechos proibidos (anzóis de galho) e também haviam capturado pescado fora da medida permitida por lei. Na lancha foram encontrados 32 anzóis de galho e os pescadores haviam armado mais oito, que foram retirados pelos policiais.

No acampamento dos pescadores, localizado em uma ilha nas proximidades do Porto Morumbi, em Eldorado, havia 20 kg de peixes que eles haviam capturado, sendo vários exemplares abaixo do tamanho mínimo permitido para a captura. Foram apreendidos: uma lancha e um motor 115 HPs, 20 kg de pescado, 40 anzóis de galho e duas carretilhas com varas de pesca.

Os pescadores receberam voz de prisão e foram conduzidos, juntamente com o material apreendido, à delegacia de polícia civil de Eldorado, onde foram autuados em flagrante pelo crime de pesca predatória e saíram após pagamento de fiança. Se condenados, poderão pegar pena de um a três anos de detenção. Cada pescador também foi multado em R$ 1.600,00. O pescado será doado a instituições filantrópicas.

A equipe ainda retirou do rio Paraná, entre à ponte Airton Senna à foz do rio Pirajuí, em torno de 1.000 metros de redes de pesca (petrechos proibidos). Durante a retirada do material foram soltos em torno de 22 kg de peixes, que estavam vivos e presos ao material. Os proprietários dos petrechos não foram identificados. Durante a operação à equipe ainda abordou ontem no início da noite, um homem, residente em Eldorado, que transportava um motosserra sem licença ambiental. A máquina foi apreendida e o infrator foi autuado administrativamente e multado em R$ 1.000,00. O transporte de motosserra não é crime. Somente o uso sem a Licença de Porte eso (LPU) é crime.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS