Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Política Sábado, 31 de Janeiro de 2015, 10:02 - A | A

Sábado, 31 de Janeiro de 2015, 10h:02 - A | A

As vésperas de eleição da Câmara Federal, Vander é citado em lista de “traições”

Kemila Pellin - Capital News

Neste domingo, 1º dia do mês de fevereiro, será realizada a cerimônia de posse da Câmara dos Deputados Federais.

Os 513 candidatos eleitos irão tomar posse e eleger a Bancada Diretora. Os principais candidatos a presidente são Arlindo Chinaglia (PT/SP) e Eduardo Cunha (PMDB/RJ).

Até ai está tudo dentro do previsto, o que vem gerando polêmica nos bastidores, tanto sul mato-grossenses como nacional, é a suposta traição de deputados petistas, entre eles o deputado de MS Vander Loubet, com o seu companheiro de partido Chinaglia.

Há rumores de que o deputado está cogitando apoiar o candidato do PMDB, Eduardo Cunha, como informou a Folha de São Paulo em notícia divulgada na tarde de ontem:

“Segundo levantamento, pelo menos 7 dos 69 deputados petistas que tomam posse do domingo (1º) não devem apoiar Chinaglia.

De acordo com integrantes da campanha, as justificativas vão desde desentendimentos pessoais até problemas de correntes internas.

Circulam na lista de traições os deputados: Gabriel Guimarães (MG), José Airton (CE), Beto Faro (PA), José Mentor (SP), Luiz Sérgio (RJ) e Asis Carvalho (PI) e Vander Loubet (MS)”.

Em defesa de seus deputados, o PT nacional divulgou nota de repudio a reportagem da Folha, reafirmado o apoio de seus deputados ao candidato petista à presidência da Casa, Arlindo Chinaglia.

“A Bancada do PT na Câmara repudia com veemência a nota do jornal Folha de São Paulo que lista, no contexto de eleição à Presidência da Câmara, possíveis eleitores do candidato Eduardo Cunha (PMDB) entre os parlamentares petistas. O Partido dos Trabalhadores construiu a unidade em torno da candidatura do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) e votará de forma unificada”.

O deputado Vander Loubet explicou ao blogueiro Marco Eusébio que não está contra seu representante, e sim que defende um acordo entre os dois partidos:

– "Defendi na bancada que deveria haver um acordo com o PMDB para a disputa não ir à voto. Se o Arlindo ganhar, joga o Eduardo no colo da oposição liderada pelos tucanos. Se perder, o Eduardo também ficará mais próximo dos opositores."

Sobre a posse:

A cerimônia será ás 10 horas, em sessão preparatória no Plenário Ulysses Guimarães, onde o deputado Miro Teixeira (Pros-RJ), o mais idoso entre os com maior número de mandatos, proclamará o nome dos eleitos.

Entre os que tomarão posse, 289 são deputados reeleitos, 26 já tiveram mandato em algum momento e 198 são novos deputados – que chegam à Câmara Federal pela primeira vez.

Até o momento, quatro parlamentares anunciaram oficialmente suas candidaturas à Presidência da Casa: Arlindo Chinaglia (PT-SP), com apoio do PT, do Pros, do PCdoB e de parte do PR e do PSD; Chico Alencar (Psol-RJ), candidato oficial pelo Psol; Eduardo Cunha (PMDB-RJ), apoiado por PMDB, PTB, Democratas, Solidariedade e PSC; e Júlio Delgado (PSB-MG), com apoio do PSB, do PSDB, do PV e do PPS.

Os nomes para os demais cargos devem ser definidos na reunião de líderes de domingo. O prazo final para o registro das candidaturas na SGM se encerra às 17 horas, e a eleição da Mesa começa às 18 horas.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS