Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Internacional Quinta-feira, 25 de Setembro de 2014, 17:34 - A | A

Quinta-feira, 25 de Setembro de 2014, 17h:34 - A | A

Em Nova Iorque, Leonardo DiCaprio tieta índio terena de MS

Luciana Recio - Capital News (capitalnews.com.br)

O ator hollywoodiano, Leonardo DiCaprio, parou para tirar uma foto com o líder indígena de Mato Grosso do Sul, Marcos Terena.

O encontro aconteceu durante uma marcha contra as mudanças climáticas realizada, no último domingo (21), em Nova Iorque.

Sobre o ocorrido, Marcos se manifestou no Facebook. “Convidado para marchar na frente com outros chefes, lembrei dos meus antepassados Terenas e pisei firme no asfalto da grande cidade... de repente, chegou um jovem para marchar com a gente e ele falou que está na luta com os índios por um futuro melhor... Leonardo Dicaprio”.

As manifestações ocorreram dois dias antes da cúpula do clima de Nova York, convocada pelo secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-Moon.

Na ocasião, os indígenas participaram do evento protestando também pela venda de créditos de carbono. Sobre a marcha, Marcos antecipou: “Vou estar lá com meu cocar com orgulho de índio brasileiro detentor de 15% dos territórios brasileiros e principalmente como um guerreiro Terena da tradição Xumono”.

No fim de semana, Marcos Terena participou de reuniões com indígenas da África, América do Sul, Ásia e EUA. No sábado, o grupo brasileiro foi convidado de uma conferencia na Universidade de Nova Iorque.

Marcos Terena nasceu em Taunay, no município de Aquidauana, e é um dos nomes mais conhecidos na luta pelos direitos indígenas em Mato Grosso do Sul e no Brasil.

Nos Estados Unidos também está o guarani-kaiowá Tonico Benites. Pela segunda vez neste ano, um índio de Mato Grosso do Sul representa as etnias brasileiras durante a Conferência Mundial sobre os Povos Indígenas em Nova Iorque. Nascido na aldeia Sassoró, no município de Tacuru, Tonico é doutor em Antropologia e membro do conselho da Aty Guasu, a assembleia do povo guarani.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS