Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Dourados Quinta-feira, 18 de Setembro de 2014, 14:56 - A | A

Quinta-feira, 18 de Setembro de 2014, 14h:56 - A | A

Dourados registra redução de focos da dengue

Luciana Recio - Capital News (capitalnews.com.br)

O Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (Liraa) mostrou que no mês de setembro, houve uma redução significativa da presença do mosquito da dengue no município de Dourados, fato que pode ser atribuído às ações preventivas contínuas, determinadas pelo prefeito Murilo Zauith, mantendo a fiscalização e orientação nos bairros.

De acordo com o estudo, o índice de infestação está em 0,3% o que é considerado de baixo risco. É a menor proporção atingida este ano que havia registrado apenas índices de médio risco. Em julho estava em 1,2%, sendo que a pesquisa ainda foi feita nos meses de maio (2,8%), março (2,5%), janeiro (2,1%).

Outros fatores que podem ser responsáveis pela redução são o tempo seco e a realização constante de ações preventivas. Diversos mutirões foram realizados, inclusive no inverno, para que o hábito da população de cuidar dos quintais fosse mantido.

Ao todo, são realizados seis Liraas durante o ano, um a cada dois meses. Para isso, a cidade é dividida em diversas regiões, onde os agentes passam uma semana fazendo inspeção em casas e terrenos baldios para a amostra, identificando os focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Devido às mais diversas atividades educativas promovidas pela Prefeitura de Dourados, o volume de casos de dengue está controlado no município. No entanto, mesmo com o tempo seco, a população não pode deixar de cuidar dos quintais.

Entre os investimentos da Prefeitura para manter controlado o índice de dengue, estão equipamentos que possam permitir condições de trabalho aos agentes. Uma das últimas ações foi o repasse pelo prefeito Murilo ao secretário de Saúde Sebastião Nogueira, de dois carros, oito motocicletas e 31 bicicletas para uso exclusivo da equipe de combate a dengue.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS