Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Rural Sábado, 16 de Agosto de 2014, 07:43 - A | A

Sábado, 16 de Agosto de 2014, 07h:43 - A | A

Maior parte da safra de algodão do estado já foi colhida

Danilo Ney - especial para (www.capitalnews.com.br)

A colheita do algodão safra voltou a ter um bom ritmo em várias regiões do estado neste início de agosto, segundo o relatório da Associação Sul-Matogrossense dos Produtores da cultura (Ampasul).

De acordo com a Ampasul, na região de Chapadão do Sul, 61% das áreas cultivadas com algodão safra já foram colhidas, o equivalente a 4.553 hectares. A média de produção está em 308 arrobas por hectare de algodão em caroço.

Segundo a entidade, apesar do grande volume de chuvas registrado em julho na região, levantamentos realizados pelos produtores e pelas usinas de beneficiamento apontaram que não houve perda de produtividade e de qualidade da fibra.

Parte do algodão colhido na região sofreu uma mudança atípica, conforme a Ampasul, na classificação visual, passando de uma coloração mais branca, que é base para a exportação, para uma coloração mais opaca, tendendo para um levemente acinzentado.

Na região de Alcinópolis, com a falta de chuvas a colheita foi retomada. No município 80% da área plantada já foi colhida e a produtividade média vem sendo de 270 arrobas por hectare. Por outro lado, em Costa Rica, o percentual de áreas colhidas é um pouco menor, 52% do total, e o rendimento vem sendo de 316 arrobas por hectare.

A Ampasul ressalta ainda que na região central o processo de colheita do algodão safra está na fase final, com aproximadamente 80% das lavouras colhidas e com a produtividade em diversos talhões atingindo médias superiores a 300 arrobas por hectare.

Contudo, nesta região, a entidade ressalta que a maior parte do algodão cultivado é o safrinha, sendo que as primeiras áreas que serão colhidas já estão sendo desfolhadas, tendo início de trabalho previsto para a próxima semana.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS