Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Corumbá Quarta-feira, 30 de Julho de 2014, 18:32 - A | A

Quarta-feira, 30 de Julho de 2014, 18h:32 - A | A

Corumbá apresenta resultados positivos com implantação do Programa Mais Médicos

Da Redação

Os vinte e cinco profissionais que estão atuando no município, por meio do Programa Mais Médicos, se reuniram na tarde desta terça-feira, 29 de julho, no auditório da Prefeitura Municipal de Corumbá, para serem apresentados aos resultados obtidos em quase um ano de implantação do programa.

O saldo é extremamente positivo, segundo aponta balanço da Secretaria Municipal de Saúde, que avaliou ações em vários setores da Saúde Pública de Corumbá, entre eles: Hipertensão e Diabetes; Saúde da Mulher, Gestantes e Pré-Natal; Saúde da Criança; Saúde do Idoso; além de outros dados relevantes.

“Esse programa veio solucionar problemas que há muito tempo tínhamos. Numa cidade que tem déficit de médicos, o que se faria? Abriria concursos para que não houvesse inscritos e assim se arrastassem os problemas? Tínhamos que buscar alternativas. Se não tínhamos profissionais, precisávamos buscar onde eles estavam”, afirmou o prefeito Paulo Duarte em conversa com os profissionais que integram o Programa em Corumbá ao rebater críticas sobre o Mais Médicos.

“Graças ao trabalho de vocês obtivemos melhoras consideráveis e lugares que nunca tiveram um médico, como o distrito de Albuquerque, hoje, contam com um profissional o tempo todo”, lembrou Duarte que afirmou ter recebido referências positivas da população sobre o trabalho.

Ele comentou que, após a instalação dos profissionais, uma nova etapa começa a ser implantada, que é a estruturação das condições de trabalho. O quadro deve ser aprimorado, segundo a secretaria de Saúde de Corumbá, Dinaci Ranzi, com a entrega de computadores, restabelecimento de internet e veículos ainda este ano.

“Precisamos melhorar ainda, mas sabemos que não teríamos essa cobertura se não fossem vocês, profissionais, que vieram de várias partes do país e fora dele”, comentou a secretária ao lembrar o aumento de consultas em 32% nas unidades de Saúde Básica do Município.

Outro dado citado foi a administração de medicamentos em atenção básica (por paciente) que subiu mais de 400%. Com relação às internações motivadas por diabetes a redução superou 66%, enquanto as por pressão arterial diminuíram mais de 21%. No atendimento infantil, houve o registro de 46% de aumento nas consultas em crianças com idade menor que um ano, representando 145 consultas ao mês.

Mais um número expressivo trazido com os profissionais do Mais Médicos foi o aumento de 232% da adesão à assistência pré-natal, o que reduziu em 25% o número de abortos espontâneos, sem contar os exames citopatológicos de colo uterino que tiveram acréscimo de 36%.

Com relação a um problema bastante recorrente na terceira idade, também se observou redução. As internações motivadas por fratura de fêmur caíram em mais de 43%.

Todos esses dados mostram um panorama comparativo com uma realidade não muito distante pois, até agosto de 2012, o município contava apenas com cinco médicos com vínculo efetivo nas unidades de Estratégia em Saúde da Família, sendo que em uma dessas unidades, a do bairro Aeroporto, a rotatividade de profissionais era altíssima, o que somou 32 médicos nos últimos anos. À época, havia outros profissionais, porém com vínculos distintos (emergencialistas, especialistas e clínico-médicos temporários tendo atuação de 20 horas semanais) em todo município.

Ainda na reunião, todos os médicos integrantes do Programa receberam novos jalecos (vestimenta de proteção) para atuarem nas unidades de saúde designadas.

Na semana passada, os médicos do Programa estiveram reunidos para debater os avanços e os desafios mostrados durante a rotina de trabalho no município, com vistas no apirmoramente do atendimento de qualidade à população.

Com 25 médicos contratados dentro dos parâmetros do Programa Mais Médicos, Corumbá é o município sul-mato-grossense com mais profissionais atraídos pela ação federal que visa ampliar o acesso à Saúde com a contratação de médicos brasileiros ou estrangeiros, principalmente, nas cidades do interior.

“Para mim é um orgulho saber que Corumbá é referência dentro do programa federal. Temos indicadores que mostram que a atitude de trazer esses profissionais para cá foi correta. São nas pessoas que não possuem um plano de saúde e dependem do SUS é que temos que pensar, que moram nos bairros periféricos e que querem ser atendidos nas unidades de saúde”, disse o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, naquela ocasião.
(Da assessoria)
.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS