Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Educação Terça-feira, 22 de Julho de 2014, 19:05 - A | A

Terça-feira, 22 de Julho de 2014, 19h:05 - A | A

Estudantes do Câmpus Coxim do IFMS apresentam pesquisa em Londres

Alessandra Marimon - Especial para o Capital News (www.capitalnews.com.br)

As estudantes Carla Fernanda Okabe e Rayane Melo, do Câmpus Coxim do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), embarcam nesta terça-feira, 22, para Londres, na Inglaterra, onde vão participar do London International Youth Science Forum (LIYSF 2014), encontro que reúne jovens cientistas de diversos países.

As duas são as únicas representantes de Mato Grosso do Sul na delegação brasileira da Rede do Programa de Olimpíadas de Conhecimento (Rede POC). As estudantes serão acompanhadas pela coorientadora do projeto, a professora Ana Camila Micheletti, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O convite para apresentarem a pesquisa sobre o potencial anticancerígeno da soja em Londres surgiu quando as estudantes participavam da 65ª edição da Intel ISEF (Feira Internacional de Ciências e Engenharia), realizada nos Estados Unidos, em maio.

Além de apresentarem o projeto no LIYSF 2014, as estudantes também irão a Paris para visitas aos Museus do Louvre e Cité des Sciences et de l’Industrie. De lá, partem para Genebra, na Suíça, onde visitarão o Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN), o maior laboratório de Física de Partículas do mundo. A viagem será custeada pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS (Fundect), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MS) e pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).

Pesquisa

Já em fase de finalização, começou a ser desenvolvida em março de 2013, sob a orientação da professora do Câmpus Coxim do IFMS, Ângela Kwiatkowski. “É importante desenvolver projetos desde o ensino médio, principalmente na área aplicada. O balanço é muito bom, pois mostramos a alunos tão jovens que pesquisa também é educação, e os incentivamos a buscar o conhecimento por meio da pesquisa”, apontou Ângela.

O estudo chegou a um suplemento extraído da farinha de soja. O material é rico em isoflavona, componente com potencial anticarcinogênico, ou seja, capaz de prevenir alguns tipos de câncer. Testes realizados em laboratório indicam que o consumo do suplemento não afeta as células sadias. Carla e Rayane, ambas com 18 anos, finalizaram o curso técnico em Alimentos no Câmpus Coxim do IFMS na última quinta-feira, 17. A formatura está prevista para o final de agosto.

“No Instituto Federal eu despertei o interesse pela pesquisa, nunca imaginei que faria isso, foi algo novo pra mim. Pretendo continuar a desenvolver esse projeto na graduação”, disse Rayane. A pesquisa também contou com a colaboração dos professores Maria de Fátima Cepa Matos e Adilson Beatriz, da UFMS.

LIYSF – O evento é organizado desde 1959 para promover o interesse dos jovens pela ciência. A edição 2014 será realizada entre os dias 23 de julho e 6 de agosto. Está prevista a participação de mais de 350 jovens cientistas, de mais de 60 países. A programação inclui palestras e visitas a indústrias, centros de pesquisa, instituições e organizações científicas, incluindo universidades, com o objetivo de criar relacionamentos entre pessoas do mundo todo e oferecer uma experiência educacional multicultural.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS