Campo Grande Sábado, 27 de Abril de 2024


Ponta Porã Segunda-feira, 21 de Julho de 2014, 18:11 - A | A

Segunda-feira, 21 de Julho de 2014, 18h:11 - A | A

Festival reuniu folclore e tradição gaúcha em Ponta Porã

Alessandra Marimon (Especial para o www.capitalnews.com.br)

Aconteceu no último fim de semana o Festival Sul-mato-grossense de Folclore e Tradição Gaúcha (FEGAMS) em Ponta Porã. O evento comemorou o Jubileu de Prata e contou com a participação de 11 Centros de Tradição Gaúcha (CTGs), marca inédita na história dos eventos realizados pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho de Mato Grosso do Sul (MTG/MS).

Participaram CTGs de Laguna Carapã, Amambai, Dourados, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Chapadão do Sul, Antonio João, três CTGs de Campo Grande, além de Ponta Porã.

Nas categorias de esportes, terminada no domingo pela manhã, o domínio foi do CTG Querência da Saudade. As danças de invernadas tradicionais são as atrações mais esperadas pelo público e levou milhares de pessoas ao Palco 1, montado no Parque de Exposições Alcindo Pereira.

De acordo com informações do site Ponta Porã Informa, o Patrão do MTG/MS, Natal Marchioro, comemorou o resultado do evento e falou do FEGAMS de Ponta Porã, como um marco na história do tradicionalismo. “Incrível o FEGAMS de 2014. Uma participação jamais vista de CTGs e tradicionalistas. Ponta Porã deu a largada em 1989 no Encontro de Invernadas, dali surgiu o FEGAMS e fomos extremamente felizes com a realização novamente em Ponta Porã. Nada mais justo, Ponta Porã receber o Jubileu de Prata do FEGAMS.”, declarou.

O presidente da Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha (CBTG), João Melo, também destacou o FEGAMS em Ponta Porã e lembra do impulso que ganhou o tradicionalismo a partir do primeiro evento em Ponta Porã. “Ponta Porã está sempre fazendo história no tradicionalismo gaúcho. É com imenso prazer que venho e participo de um evento que somente fortalece a tradição. Que bonito ver que a cidade onde tudo começou, promover o Jubileu de Prata com tanto êxito. Bom para a cidade, para o Mato Grosso do Sul, que se fortalece mais ainda no tradicionalismo”, afirmou.

Quem falou em grande satisfação por sediar o FEGAMS, foi o Patrão do CTG Querência da Saudade João Cirio Conrad. “É difícil até ter palavras para definir o FEGAMS que estamos sediando.
Ponta Porã teve o prazer receber os milhares de tradicionalistas que passaram quatro dias incríveis na nossa cidade. Espero que todos tenham saídos de nossa cidade plenamente satisfeitos. Durante a semana estaremos divulgando os resultados completo de todas as modalidades que foi realizada no nosso FEGAMS”.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS