Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 16 de Julho de 2014, 07:56 - A | A

Quarta-feira, 16 de Julho de 2014, 07h:56 - A | A

Criminalidade reduz nos municípios de fronteira do estado

Alessandra Marimon (Especial para o Capital News - www.capitalnews.com.br)

Na terça-feira (15), a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp/MS) divulgou números que mostram que a criminalidade reduziu consideravelmente nos últimos seis meses e os municípios localizados na faixa de fronteira do estado estão mais seguros.

As reduções foram nos crimes contra a vida e patrimônio. Lesão corporal seguida de morte caiu 66,7% na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia, seguida de roubo a residência (-11,1%), roubo de veículos (-8,5%), furto a residência (-7,4%), furto (-6,2%) e furto de veículos (-2,8%).

Entre os municípios da fronteira que apresentaram índices de redução mais expressivos está Ponta Porã (MS), onde os furtos a residências caíram -26,6%, furtos de veículos -25,9%, homicídios culposos no trânsito -11,1%, furtos -5,8% e roubos a estabelecimentos comerciais sofreram redução de -3,2%.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, afirma que estão programadas para os próximos meses várias operações surpresas em bairros de Ponta Porã e de outros municípios da fronteira, onde os dados de crimes sejam altos, com o objetivo de reprimir e combater principalmente homicídios, roubos e furtos. O secretário afirma ainda que a maioria dos crimes a redução fica entre 6% e 8%, mas que o governo e a Sejusp trabalham para uma diminuição ainda maior.

As ações pontuais das Polícias Civil e Militar acontecerão em toda a faixa de fronteira. Em Ponta Porã acontecerão no Centro e bairros Da Granja, Jardim Altos da Glória, Jardim Marambaia, Residencial Ponta Porã, Jardim São João, Vila Áurea, São Domingos, Santa Izabel, Jardim Vitória e Vila Reno.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS