Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Saúde Segunda-feira, 21 de Abril de 2014, 09:24 - A | A

Segunda-feira, 21 de Abril de 2014, 09h:24 - A | A

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta terça e segue até o dia 9 de maio

Juliana Rezende - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A campanha de vacinação contra a gripe começa nesta terça-feira (22) em todo o Brasil. Em Mato Grosso do Sul a meta do Ministério da Saúde é vacinar 184 mil pessoas e a novidade deste ano é que a faixa etária das crianças que poderão receber a dose foi ampliada para de seis meses a quatro anos.No ano passado o limite de idade era de dois anos. O dia D da vacinação ocorrerá no sábado (26), às 8h na unidade de saúde Sônia Lydia Souza Wolf, no Jardim Macaúbas, em Campo Grande.Neste dia, as ações serão intensificadas com o objetivo de alertar a população contra o vírus e garantir que grande parte da meta seja atingida.

No Estado, o objetivo é vacinar 656.657 pessoas. A campanha segue até o dia 9 de maio.Também devem tomar a vacina pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres que acabaram de dar à luz (até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar.

A gerente técnica do Serviço de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Cássia Tiemi Kanaoka, explicou que a meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 80% do público alvo em Mato Grosso do Sul.

No caso dos acamados, Cássia explica que equipes estarão mobilizadas para fazer a imunização de pacientes em visitas domiciliares. O agendamento para esse atendimento deve ser solicitado pela Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica: 67 3314-3062.

A vacinação nas unidades de saúde acontece das 7h às 11h e das 13h às 17h. Imunização – a vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Em todo o país, serão 65 mil postos de vacinação, além de veículos terrestres, marítimos e fluviais que ajudarão a levar a vacina em locais onde não há posto de saúde.

Serão distribuídas 53,5 milhões de doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Em todo o país, serão 65 mil postos de vacinação, com envolvimento de 240 mil pessoas. Também estarão disponíveis para a mobilização 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais.

Medidas de Prevenção - A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS