Campo Grande Segunda-feira, 06 de Maio de 2024


Política Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2013, 11:28 - A | A

Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2013, 11h:28 - A | A

Bernal pode estar com saúde comprometida e com risco de perder a visão diz vereador

Samira Ayub e Lucas Junot - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A ausência anunciada do prefeito Alcides Bernal (PP) para depor na Comissão Processante, prevista para amanhã, pode ter fundamento nos graves problemas de saúde pelo qual o chefe do executivo está passando. O líder do prefeito na Câmara Municipal, o vereador Alex do PT, afirmou na manhã desta quarta-feira (11), que o chefe do executivo municipal está perdendo a visão em decorrência da seriedade do quadro de diabetes.

Segundo Alex, o prefeito chegou a cancelar uma viagem por conta da pressurização da aeronave, e que por recomendação médica ele não poderia ser submetido a um quadro de estresse muito alto sob risco de agravar sua situação de saúde. “A questão é grave, ele já está perdendo a visão de um olho, com risco de perder o outro, não é pouca coisa”, afirmou Alex nesta manhã.

De acordo com a argumentação do líder do prefeito na Casa de Leis, além da recomendação de não expor a saúde de Bernal a um desgaste, ainda existe a insegurança jurídica do momento de turbulência pelo qual a Câmara passa.

O vereador lembrou que são quatro parlamentares cassados, entre eles, um dos membros da Comissão Processante. “Não tem sentido fazer as coisas no afogadilho”, afirmou Alex. “É melhor aguardar o prazo recursal. O Bernal vem, sem problema nenhum, depois de solucionados esses problemas”, observou Alex.

Alex recomendou que sejam suspensos os trabalhos da Comissão até que seja definida a situação do vereador cassado Alceu Bueno (PSL), membro da Processante.

O advogado do prefeito, Jesus de Oliveira Sobrinho, protocolizou na manhã de hoje no gabinete da Comissão Processante uma justificativa de ausência alegando problemas de saúde do chefe do executivo municipal.

Segundo a assessoria do prefeito, Bernal é portador de diabetes, e vereador pode ter interpretado de forma equivocada. A assessoria informou que a decisão de uma nova data tem caráter jurídico.  

O advogado do prefeito, Jesus de Oliveira Sobrinho, protocolizou na Câmara Municipal um atestado médico assinado pelo oftalmologista Álvaro Hilgert, do Instituto da Visão, em que consta que o chefe do executivo municipal realizou um procedimento cirúrgico em que houve aplicação de injeção intravítrea de antiangiogênico, medicamento bastante utilizado para degeneração macular relacionada à idade e outras doenças.
 

Segundo o atestado médico apresentado pelo advogado, Bernal foi dispensado de suas atividades profissionais. Entretanto, na manhã de ontem, o chefe do executivo cumpriu agenda pública e assinou documento, sem auxílio de óculos.

Para o presidente da Comissão, Edil Albuquerque, atestado médico não se contesta e o depoimento de Bernal deverá acontecer no dia 16 deste mês. Jesus observou que o prefeito não quer ser representado porque deve depor pessoalmente. Para o relator da Processante, o vereador Flávio César (PT do B), o prefeito esteve fugindo de esclarecimentos e que seria mais uma manobra para ganhar tempo para conseguir mais uma liminar para derrubar a Comissão. (matéria alterada às 12h33 para acréscimo de informações)
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS