Campo Grande Domingo, 05 de Maio de 2024


Política Quarta-feira, 19 de Junho de 2013, 16:43 - A | A

Quarta-feira, 19 de Junho de 2013, 16h:43 - A | A

Câmara e prefeitura terão auxílio de intérpretes de libras para inclusão de surdos

Samira Ayub - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Portadores de necessidades especiais auditivas poderão contar com o auxílio de intérpretes de libras em todos os eventos públicos oficiais realizados pelo Executivo Municipal, nas Unidades de Pronto Atendimento de Saúde (Upas), e em todas as sessões públicas da Câmara Municipal. O projeto foi aprovado por unanimidade durante sessão da terça-feira (18).

De autoria dos vereadores Carlão (PSB) e Cazuza (PP), a Resolução nº 230/13, dispõe sobre a inserção de intérpretes da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Para o assistente social Samuel de Souza, conhecido como Samuel Surdo, que acompanhou a sessão com um grupo de 30 integrantes do Centro de Atenção ao Surdo (CAS), a aprovação é uma conquista na luta pela integração dos surdos na sociedade.

Candidato à vereador, Samuel destacou as dificuldades ao acompanhar as sessões. “Eu mesmo já vim à Câmara para acompanhar as sessões e não consegui porque sem intérpretes fica difícil”, afirmou Samuel. “Agora todas as pessoas surdas poderão entender mais o poder legislativo e participar ativamente. Quanto a Lei para intérpretes nos eventos da prefeitura e nas UPAS será uma conquista muito importante porque nos garante inclusão e o livre exercício da cidadania”, observou Samuel de Souza.

“Será um passo importante para viabilizar a integração desse segmento da população, reconhecimento da cidadania e de seus direitos significativos e fundamentais para o convívio de forma igualitária. Além de permitir a ampliação da participação política e cívica destes cidadãos”, destacou Carlão.

O vereador Cazuza defendeu o projeto e ressaltou a emenda garantindo intérpretes nas UPAS e garantiu que a tendência do prefeito Alcides Bernal (PP) será sancionar a lei.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS