Campo Grande Domingo, 12 de Maio de 2024


Economia Sábado, 01 de Junho de 2013, 09:01 - A | A

Sábado, 01 de Junho de 2013, 09h:01 - A | A

Paraguaios se reúnem para debater free shops na fronteira

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

As Câmaras de Comércio dos municípios paraguaios de Ciudad del Este, Pedro Juan Caballero e Salto del Guairá se organizam para encontrar soluções frente à instalação de free shops no lado brasileiro da fronteira. A medida, aprovada pelo governo brasileiro no fim do ano passado, permite que as cidades na linha de fronteira tenham lojas com isenção de impostos e, assim, aqueçam o comércio destes municípios.

Cinco municípios do Mato Grosso do Sul foram contempladas com as lojas Free shop: Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porá, Corumbá e Bela Vista.

Segundo os comerciantes paraguaios, que realizaram reunião na sexta-feira, as novas lojas irão trazer efeitos negativos aos municípios do país vizinho e eles buscam esforços para minimizar a medida, inclusive, tentar apoio do governo paraguaio para tentar criar zonas francas em toda a fronteira, não apenas em municípios brasileiros. Será realizado estudo técnico para apresentar outras soluções ao governo dos dois países.

Free shops

A presidente Dilma Rousseff sancionou, em outubro do ano passado, a lei que autoriza instalação de lojas francas, conhecidas como free shops, em cidades de fronteira no Brasil.

Segundo a nova norma, a autorização para instalação de lojas francas poderá ser concedida aos municípios caracterizados como "cidades gêmeas" de estrangeiras na linha da fronteira. Será autorizada somente a venda de produtos para pessoas físicas. (Com informações do ABC Color)
 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS