Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Rural Quarta-feira, 31 de Outubro de 2012, 14:22 - A | A

Quarta-feira, 31 de Outubro de 2012, 14h:22 - A | A

Setor do etanol passa por indefinição

Bruno Chaves - Especial para o Capital News (www.capitalnews.com.br)

Segundo anúncio do presidente da União da Indústria de Cana-de-Açucar (Unica), Antônio de Padua Rodrigues, o momento do setor de etanol é de indefinição. Ele acredita que a posição que o Governo Federal adota, de não alinhar o preço do combustível com o mercado internacional, além de outras medidas, fez com que o reajuste no valor das refinarias chegasse aos consumidores.

O setor de etanol espera o anúncio de regras claras do governo sobre os preços dos combustíveis para voltar a investir.

Ainda de acordo com Rodrigues, as encomendas de bens de capital do setor poderiam atingir o montante de R$ 100 bilhões, sendo que 95% seriam de conteúdo nacional e 90 unidades produtora seriam construídas. Seriam ofertados, ainda, 640 mil empregos diretos e indiretos.

A produção da safra de etanol 2012/2013 deve chegar a 21,05 bilhões de litros. O índice é 2,47% maior que a produção da safra anterior.

O volume do etanol hidratado será de 12,75 bilhões de litros do total previsto para a atual safra. Já o etanol anidro, aquele misturado a gasolina, terá a produção de 8,30 bilhões.

Com o aumento das exportações e a maior necessidade de anidro para abastecer o mercado doméstico, a produção do etanol anidro teve um aumento de 19,4% sobre a estimativa inicial.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS