Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Meio Ambiente Quinta-feira, 27 de Setembro de 2012, 09:29 - A | A

Quinta-feira, 27 de Setembro de 2012, 09h:29 - A | A

PMA apreende 19 filhotes de papagaios em barraco

Renata Santos - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Operação conjunta da Policia Militar Ambiental de Navirai e de Dourados apreendeu nesta quarta-feira (27) 19 filhotes de papagaio. Os animais estavam em um barraco, às margens da rodovia MS 141, próximo ao trevo das sete placas.

Além dos filhotes de papagaios, os policiais apreenderam uma espingarda e uma motocicleta Honda, XLR 125, que pertenciam a uma pessoa conhecida como “Cateto”, que também é dono do barraco. Ao avistar os policiais, o homem fugiu com um companheiro pela mata e não foi localizado. Os objetos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Jateí.

De acordo com a PMA, este é um período preocupante com relação ao tráfico de animais silvestres, por ser o período de reprodução do papagaio que é a espécie mais traficada no Estado. Para prevenir situações como essa, os policiais militares ambientais realizam trabalhos preventivos nas propriedades rurais, por meio de informação da legislação e Educação Ambiental. O objetivo é alertar e mostrar que a comercialização desses animais é crime.

Ainda de acordo com os policiais, a região principal do problema é a situada nos municípios de Batayporã, Bataguassu, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Anaurilândia, Três Lagoas, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina e Brasilândia, além de Naviraí e Mundo Novo.

Se identificados, os homens responderão por crime ambiental e poderão pegar pena de 6 meses a 1 ano de detenção. Além disso, cada um também será multado em R$ 9,5 mil.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS