Campo Grande Domingo, 28 de Abril de 2024


Cultura e Entretenimento Quarta-feira, 30 de Maio de 2012, 07:13 - A | A

Quarta-feira, 30 de Maio de 2012, 07h:13 - A | A

Rumos Itaú Cultural 2012 tem programação recheada em Campo Grande

Melice Sguissardi - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Com a intenção de divulgar os editais Rumos Itaú Cultural 2012 para Cinema e Vídeo; Dança, e o inédito Pesquisa em Moda e Design, uma séria de workshop e palestra, realizados pela própria instituição, está acontecendo no Sesc Horto, em Campo Grande, desde ontem (29) e se estende até o próximo sábado (2), com entrada franca.

Quem abriu a programação, nesta terça-feira, foi o Grupo Cena 11 de Dança apresentando o espetáculo Guia de Ideias Correlatas.

Nesta quarta e quinta-feira, haverá o workshop Desenvolvimento da Linguagem Audiovisual, ministrado por Renata Druck, profissional que atua em diversos campos e formatos do audiovisual. Nos outros dias, o tema é moda e design, com aula da antropóloga social e pesquisadora de moda Patrícia Sant’Anna e do designer André Stolarski.

Dança

A área de dança é representada com a apresentação do espetáculo Guia de Ideias Correlatas, realizado pelo Grupo Cena 11 de Dança. A trupe desenvolve uma técnica particular e instaura projetos de pesquisa e formação, com propósito de confluir teoria e prática no entendimento de dança.

A coreografia trabalha ideias que estruturam as definições de corpo investigadas para transformar em dança as questões propostas pela companhia a cada obra. Durante uma hora, os bailarinos e o coreógrafo Alejandro Ahmed transitam sobre a realidade, construindo cenas com uma complementação multimídia com objetivo de propor a dança como uma estratégia cognitiva. É um espetáculo com formato diferenciado para fornecer informações de pesquisa e prática que consolidaram o Grupo Cena 11 em 18 anos de história. O público pode conferir o show gratuito no dia 29 de maio, às 20h.

Cinema e Vídeo

Em Desenvolvimento da Linguagem Audiovisual, Renata Druck, parte de uma breve introdução à classificação dos principais gêneros cinematográficos para abordar o desenvolvimento da linguagem da área e novas possibilidades narrativas. Durante o curso, são exibidos vídeos em diferentes formatos – entre documentários, curtas-metragens, videoclipes, programas de tevê e vídeos experimentais.

Estes são subsídios para o debate sobre suportes e recursos narrativos, como estética e conteúdo, que é ampliado, ainda, a temas como a utilização de diferentes gêneros em um mesmo trabalho, a importância da montagem, a criação e a experimentação de novas linguagens e a abordagem de trabalhos que transcendem a classificação. Realizado nos dias 30 e 31 de maio, das 14h às 18h, o workshop tem 20 vagas, a serem preenchidas mediante inscrição pelo telefone (67) 3357-1200 ou [email protected]

Moda e Design

Estreando nos editais do programa Rumos, o inédito Pesquisa em Moda e Design se insere no universo da economia criativa e tem o objetivo de incentivar os estudos acadêmicos sobre essas áreas. Assim, no primeiro minicurso a ser realizado nesta carteira, no dia 1º de junho, das 14h às 18h, a doutora em História da Arte, antropóloga social e pesquisadora de moda Patrícia Sant’Anna ministra o minicurso A moda Como Expressão Cultural ou Enquanto Negócio de Economia Criativa (EC)? Usos e Abusos do Termo EC.

Ela parte do princípio de que, ao contrário da economia tradicional, a criativa tem como foco o potencial de imaginação e a capacidade intelectual dos participantes do negócio. As empresas dedicadas ao universo da moda e do design, incluindo a cadeia e a rede produtivas, podem conceber o negócio de maneira estratégica. No Brasil, as empresas de micro, pequeno e médio porte, geralmente, são as mais criativas, pois têm uma força de trabalho jovem e interessada em novas possibilidades de criação de valores e produção de renda.

No dia 2, também das 14h às 18h, o designer André Stolarsk, coordenador de comunicação da Fundação Bienal de São Paulo, membro do Conselho Consultivo da ADG Brasil e do Conselho Editorial da coleção de design da editora Cosac Naify, caracteriza o design como atividade autônoma e como ferramenta de apoio às demais atividades, tratando das diversas possibilidades da pesquisa no setor e da relação entre o design e a economia criativa.

Com auxílio de diversos exemplos e para estimular as associações entre os temas de pesquisas existentes à área, ele apresentadois modelos: o primeiro é o ciclo relacionado à participação do design nas cadeias produtivas da economia criativas; o segundo complementa este, apresentando eixos fundamentais de pesquisa em design. Em ambos, as inscrições devem ser feitas por [email protected] ou telefone (67) 3357-1200

SERVIÇO
Divulgação novos editais Rumos

Dança
Guia de Ideias Correlatas
Apresentação do Grupo Cena 11 de Dança
29 de maio, às 20h
Duração: 60 min
Classificação indicativa: 14 anos
Capacidade: 236 pessoas
Entrada franca

Cinema e Vídeo
Desenvolvimento da Linguagem Audiovisual
Workshop, com Renata Druck
30 e 31 de maio, das 14h às 18h
Vagas: 20

Pesquisa em Design e Moda
A Moda como Expressão Cultural ou Enquanto Negócio
de Economia Criativa (EC)? Usos e Abusos do Termo EC
Minicurso com Patrícia Sant’Anna
1º de junho, das 14h às 18h
Vagas: 50

Minicurso com André Stolarski
2 de junho, das 14h às 18h
Vagas: 50
Em ambos, as inscrições devem ser feitas por
[email protected] ou tel.: (67) 3357-1200

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS