Campo Grande Domingo, 05 de Maio de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 26 de Março de 2012, 16:25 - A | A

Segunda-feira, 26 de Março de 2012, 16h:25 - A | A

Reforma do aeródromo Santa Maria deve desafogar Aeroporto de Campo Grande

Da Redação.

A reforma e ampliação do aeroporto Santa Maria foi realizada com objetivo principal de desafogar o tráfego intenso de aeronaves de pequeno e médio porte do Aeroporto Internacional de Campo Grande. A entrega da obra acontece neste sábado (31), às 11 horas. Para a reforma foram investidos R$ 14.805.442,34 oriundos de contrapartida estadual, com recursos vindos do Plano de Investimentos de 2009, do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa).Localizado na saída para São Paulo, o aeroporto recebeu investimentos para obras de pavimentação da pista, construção de cerca, prédio para abrigar sistema contra incêndio e balizamento da pista para operação de voos noturnos.

As pistas de pouso e decolagem receberam revestimento em Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ); a principal possui 1,5 mil metros de comprimento e 30 metros de largura. Já a pista de taxiamento tem 1,5 mil metros de comprimento e 18 metros de largura. Cada uma delas vai contar com 7,5 cm de espessura. “Antes o Aeródromo não contava com pistas pavimentadas e esta ampliação vai diminuir o tráfego de aviões de pequeno e médio porte do Aeroporto de Campo Grande”, comentou o secretário de Estado de Obras Públicas e Transportes (Seop), Wilson Cabral.

No aeroporto Santa Maria foram executadas a reforma e ampliação da pista de pouso/decolagem; reforma e ampliação da pista de táxi; reforma e ampliação do pátio de aeronaves; construção de cerca de proteção; implantação do acesso à Secção de Combate a Incêndio (Secinc) e construção do Secinc. O aeroporto é um dos 16 aeródromos que constam no projeto do governador André Puccinelli para melhorar a infraestrutura do Estado.

A inclusão do Aeródromo da Capital e de outros no Profaa é resultado de articulações desencadeadas desde o ano de 2007 pelo governador André Puccinelli visando dotar municípios polos de aeroportos estruturados e homologados pela Infraero e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O governador tem dito em todas as oportunidades que a aviação regional é vista pela gestão estadual como “fomentadora do desenvolvimento”.

Pintura e sinalização do pátio de aeronave
De acordo com o coordenador estadual de Transporte Aéreo, Fabrício Alves Corrêa, o Aeródromo de Santa Maria já é homologado e era preciso realizar algumas adequações para diminuir o fluxo de aviões de pequeno e médio porte do Aeroporto Internacional de Campo Grande. “A obra vai trazer uma melhor estrutura e mais segurança. A pista antes tinha mil metros de comprimento por 23 metros de largura e agora foi ampliada e isso vai desafogar o Aeroporto de Campo Grande”, finalizou o coordenador. (Com informações da Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS