Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Saúde Terça-feira, 08 de Janeiro de 2008, 09:10 - A | A

Terça-feira, 08 de Janeiro de 2008, 09h:10 - A | A

Saúde deve intensificar vacina contra febre amarela

Perfil News - ln

A Secretaria de Saúde de Três Lagoas, por meio de seu setor de imunização está preparando uma atividade estratégica para chamar a atenção da comunidade local quanto à importância da vacinação contra a febre amarela. O aparecimento de casos da doença nos estados de Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal têm deixado as autoridades em saúde de todo o país ainda mais em alerta.

Em 2007, cerca de 9.340 pessoas tomaram a vacina Brasil, nos últimos 12 anos, foram registrados 349 casos da febre amarela silvestre, com 161 mortes. A maioria ocorreu em Minas Gerais, Goiás, Pará e Amazonas.

De acordo com a coordenadora do setor de imunizações, Mirian Girata, os trabalhos da Secretaria ainda estão em fase de preparação. A previsão é de que até a semana que vem ou na última semana de janeiro seja colocada em prática a estratégia de intensificação.

A intenção é disponibilizar as doses em todos os postos de saúde e fazer trabalhos de conscientização com empresas, supermercados, presídios e em outros locais. Mirian ressalta que a vacina é oferecida todo ano, e que tem validade por pessoa a cada 10 anos, a partir dos nove meses de idade.

Erradicação
A febre amarela urbana é considerada erradicada desde 1942. Tomar a vacina ainda é a melhor forma de evitar a doença. Os principais sintomas da febre amarela são: febre alta, dor de cabeça, vômito e diarréia. Em casos mais graves, podem ocorrer problemas cardíacos e até a morte.

O aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue também pode transmitir a febre amarela, mas segundo o Ministério da Saúde não há risco de surto da doença, mesmo em áreas de infestação do aedes. A vacina é recomendada especialmente as pessoas que vão viajar para áreas de floresta e cerrado.

Fabricada pela Fundação Osvaldo Cruza, a vacina contra a febre amarela tem eficácia de 99%.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS