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Saúde Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2007, 13:12 - A | A

Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2007, 13h:12 - A | A

Sanesul é a terceira empresa a aderir à campanha Verão sem Dengue

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Nesta segunda-feira (17), às 14 horas, está prevista a oficialização da parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) na campanha “Verão sem Dengue”.

A partir de agora, os cerca de 320 mil clientes da empresa vão receber as contas de água com mensagens relacionadas à campanha como, por exemplo, “Indiferença causa Dengue”.

Para a assinatura do acordo de parceria, o diretor de Vigilância em Saúde, Eugênio de Barros, vai representar a SES e o diretor-presidente da empresa, José Carlos Barbosa , a Sanesul.

Atualmente, a Sanesul atua em 69 municípios de Mato Grosso do Sul com um índice de abastecimento de 99,8%, atuando em 116 localidades do Estado e oferecendo serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

A campanha teve início em agosto e tem como principal objetivo despertar atitudes de iniciativa da população em recordar ações simples de como se evita a proliferação da doença. Ela foi elaborada de modo a facilitar parcerias com empresas e organizações que tenham interesse em potencializar o alcance da mensagem, em nome da responsabilidade social e do interesse público.

No mesmo mês de lançamento, a Assetur (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Mato Grosso do Sul) foi a primeira organização a aderir à campanha, cedendo espaços na parte traseira de 200 ônibus – os chamados bus-door – para a divulgação das diversas mensagens que serão veiculadas até fevereiro de 2008 pela SES.

Em novembro, a rede de supermercados Comper também aderiu à campanha gravando a palestra feitas por agentes de saúde e depoimentos que farão parte de um vídeo interativo para ser utilizado pelos profissionais de Recursos Humanos e instrutores para a conscientização dos demais funcionários, bem como no treinamento obrigatório de novos profissionais contratados.

Outra novidade é que todos os funcionários que têm acesso ao público estão usando um botton alusivo (aleatoriamente) para a sensibilização dos clientes da rede em realizar as ações necessárias ao combate efetivo da dengue. Além de ter realizado uma distribuição ampla de panfletos informativos elaborados pela própria empresa e também pelas secretarias de Saúde do Estado e do Município, no decorrer da semana de adesão, para os clientes das lojas.

Toda a estrutura da campanha “Verão sem Dengue” está em torno do site www.veraosemdengue.com.br, que garante acesso a informações institucionais, técnicas, gerenciais e administrativas sobre os esforços de controle da doença.

Na hipótese de outras organizações – da Capital e do interior – ficarem interessadas em apoiar parte dos esforços de veiculação da campanha “Verão Sem Dengue”, os contatos para negociação são: e-mail ([email protected]) ou telefone (67) 3318-1722.

Sanesul

A Sanesul foi constituída em 1979 como uma empresa pública com personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e autonomia administrativa e financeira.

Em 1994 foi convertida em sociedade anônima com participação majoritária do Governo do Estado. Um ano depois, com 1.306 empregados, a Sanesul era organizada em 10 gerências regionais e uma administração central com 5 diretorias (diretoria da presidência, diretoria comercial e de operações, diretoria de engenharia, diretoria de administração e diretoria financeira).

No ano de 1999 houve mudança na diretoria e também na estrutura organizacional da empresa, visando propiciar adequação a um mercado competitivo e globalizado. A diretoria redefiniu a visão, a missão, os objetivos, as diretrizes e metas da empresa para ajustá-las às expectativas das comunidades de Mato Grosso do Sul tendo como objetivo principal o resgate da função do saneamento enquanto serviço público essencial.
Em 2000 foi proposta pela diretoria uma reestruturação na empresa, a qual foi implantada em novembro do mesmo ano e segue até o momento com uma estrutura mais horizontalizada, mais ágil e competitiva no mercado; organizada em uma administração central com três diretorias (diretoria da presidência, diretoria de administração e finanças e diretoria técnica) e seis unidades de gestão intituladas com o nome dos principais rios pertencentes às bacias hidrográficas do Estado. (Com informações do Governo do MS)

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