Campo Grande Quinta-feira, 02 de Maio de 2024


Saúde Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2007, 10:47 - A | A

Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2007, 10h:47 - A | A

Programa do SUS oferece tratamento para fumantes deixarem o vício

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Desde 2005 a Secretaria de Estado de Saúde (SES) oferece à população de Mato Grosso do Sul o Programa de Abordagem e Tratamento dos Fumantes que visa ajudar as pessoas viciadas em cigarro deixarem de fumar.

Para participar do programa é necessário entrar em contato pelo telefone 0800-611997, do Ministério da Saúde, ou com a equipe de Prevenção ao Tabagismo da SES. Logo após, a equipe encaminha a pessoa para a Secretaria Municipal de Saúde da cidade do interessado e, em seguida, o mesmo é inscrito para participar do programa na unidade de saúde capacitada mais próxima.

O programa está implantado em 17 municípios do Estado. Em Campo Grande existem cinco unidades de saúde que oferecem o tratamento. Todo o tratamento, inclusive com a doação dos medicamentos, é efetuado por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e oferecido gratuitamente. A equipe do programa é composta por psicólogo, médico, enfermeira e assistente farmacêutico.

De acordo com a gerente técnica de Prevenção ao Tabagismo da SES, Albertina Martins de Carvalho, cerca de 200 pessoas que já passaram pelo programa conseguiram deixar o vício. Ainda segundo a técnica existem aproximadamente mil pessoas na lista de espera.

Dia Nacional

No dia Nacional de Combate ao Fumo – comemorado em 29 de agosto – o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, e parceiros realizaram ações educativas enfatizando a promoção e a qualidade de vida das pessoas.

Este ano, o tema da campanha foi Tabagismo Passivo – ambiente livre de fumo é direito de todos. As ações objetivaram alcançar principalmente os jovens para que eles não experimentem produtos derivados do tabaco, informá-los sobre os malefícios do tabagismo passivo e estimular os que já fumam a deixarem o vício. (Com informações do Governo do MS)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS