Domingo, 05 de Maio de 2024


Saúde Quinta-feira, 27 de Março de 2008, 07:24 - A | A

Quinta-feira, 27 de Março de 2008, 07h:24 - A | A

Prefeito do Rio diz que Ministério da Saúde foi omisso

Agência Brasil

O prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, disse ontem que o Ministério da Saúde foi “omisso” por não ter repassado informações sobre casos de dengue hemorrágica e óbitos de criança em estados brasileiros durante o ano de 2007.

“O Ministério da Saúde soube que o Maranhão e o Piauí, assim como outros estados e municípios, viviam dengue hemorrágica com óbitos de crianças em 2007. E ele [o ministério] não fez alerta, não passou orientação que faz parte da responsabilidade constitucional.”

Segundo César Maia, o bairro de Jacarepaguá na zona oeste do Rio, um dos mais atingidos pela dengue, pode ter sofrido com a entrada do vetor da doença vindo de outros estados.

O prefeito negou que o município do Rio viva uma epidemia de dengue. Ele disse que os casos comprovados da doença estão passando por uma “curva de amostragem decrescente”.

Quanto aos cuidados pessoais para proteção em relação à dengue, o prefeito do Rio disse que sempre usa calças compridas e blusas de manga comprida. “Esse é o meu repelente”, resumiu.

Essa é a primeira vez que o prefeito do Rio fala diretamente com a imprensa sobre os casos de dengue no município. Antes disso, César Maia só respondia aos questionamentos por email.

O prefeito participou ainda ontem, juntamente com o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arhtur Nuzman, de reunião para utilização e concessão de áreas esportivas - construídas para realização dos Jogos Pan-Americanos do ano passado - para iniciativa privada.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS