Campo Grande Segunda-feira, 06 de Maio de 2024


Saúde Quarta-feira, 27 de Fevereiro de 2008, 15:32 - A | A

Quarta-feira, 27 de Fevereiro de 2008, 15h:32 - A | A

Pesquisa questiona eficácia do remédio Prozac

Idec

Prozac, o antidepressivo usado por 40 milhões de pessoas em todo o mundo, tem sua eficácia questionada, assim como as drogas similares usadas para o mesmo fim, segundo declarou um estudo divulgado no jornal Guardian nesta terça-feira, 26.

A pesquisa examinou todas as informações disponíveis, inclusive os resultados clínicos que os fabricantes optaram por não divulgar. Os testes consistem na análise do comportamento de pacientes que tomaram Prozac e outros que tomaram placebo ou pílula de açúcar.

Quando todos os dados foram reunidos, concluiu-se que os pacientes que tomaram Prozac obtiveram uma melhora em seus quadros clínicos, mas as pessoas que tomaram placebo também melhoraram tanto quanto aqueles que ingeriram a droga. A única exceção é o caso de depressão profunda, segundo a pesquisa.

"Os resultados mostram que não há razões para prescrever antidepressivos em casos que não sejam de depressão profunda", disse o autor do estudo, Professor Irving Kirsch, responsável pelo departamento de psicologia da Hull University.

A eficácia dos antidepressivos é uma questão que vem gerando polêmica. Evidências que apontam que tais drogas poderiam levar jovens a cometer suicídio obrigou médicos a parar de prescrever este medicamento para menores de idade - com a exceção do Prozac, que, até então, era considerado o mais eficaz.

Desde o lançamento do remédio em 1988, o Prozac foi comprado por milhões de pessoas, o que garantiu um bom lucro para seu fabricante, Eli Lilly, que se diz orgulhoso com o benefício que seu remédio trouxe às vidas das pessoas.

O porta-voz do GlaxoSmithKline, que produz o Seroxat, disse que este estudo não deveria ser usado para alarmar e preocupar a população desnecessariamente, visto que a pesquisa examinou poucos dados e contradiz resultados de outras avaliações.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS