Segunda-feira, 06 de Maio de 2024


Saúde Sábado, 23 de Fevereiro de 2008, 09:20 - A | A

Sábado, 23 de Fevereiro de 2008, 09h:20 - A | A

MS registra 765 casos de dengue

Douradosagora

Saúde

O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, divulgou nessa sexta-feira (22), no Rio de Janeiro, o novo balanço da dengue no Brasil, que aponta dados positivos quanto à redução de casos. De acordo com a avaliação, foram notificados 32.122 casos de dengue nas primeiras cinco semanas de 2008, contra 53.224 registrados no mesmo período do ano passado, o que representa queda de 39,65%. Os dados demonstram uma redução significativa no número de casos nas primeiras cinco semanas de 2008, quando comparado com o mesmo período de 2007.

Ainda de acordo com a primeira avaliação da dengue este ano, não existe nenhum estado com relato de epidemias de grande magnitude, como o ocorrido em janeiro de 2007, quando o Estado de Mato Grosso do Sul já havia notificado praticamente 20.000 casos.
A região Centro-Oeste foi a que registrou o maior percentual de queda (81,12%). Foram notificados 4.785 casos de dengue nas primeiras cinco semanas deste ano, o que projeta uma redução de 81,12% quando comparado ao mesmo período de 2007.

O Estado do Mato Grosso do Sul registrou 765 casos, quadro bastante diferente dos quase 20 mil notificados na mesma época do ano passado. O Ministério da Saúde vem veiculando uma campanha publicitária com o slogan “Combater a dengue é um dever meu, seu e de todos. A dengue pode matar”. A ação tem o objetivo estimular a população a eliminar os locais de água parada, onde o mosquito transmissor se multiplica.

Pela primeira, a campanha de combate à dengue foi regionalizada, observando as diversas peculiaridades do país.  Outra estratégia relacionada à dengue foi a parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) para divulgação de informações aos quase 400 mil profissionais médicos do país. Inicialmente o ministro enviou uma carta destacando a importância do engajamento dos médicos na campanha de combate à dengue em todo o país.

Para orientá-los sobre diagnóstico e tratamento da doença. O Ministério enviou ainda a cada médico um kit contendo CD-ROM e uma publicação com informações e orientações sobre a doença.

Os quase 350 mil agentes de saúde também foram convocados pelo ministro Temporão para ajudar no combate à dengue. Ele receberam uma carta do ministro, ressaltando a importância de sua atuação na mobilização da sociedade no combate ao mosquito transmissor da doença.

Fonte: Douradosagora

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS