Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Saúde Quarta-feira, 13 de Fevereiro de 2008, 11:31 - A | A

Quarta-feira, 13 de Fevereiro de 2008, 11h:31 - A | A

MS confirma seis casos de febre amarela de turistas no Estado

Notícias MS

Nesta terça-feira (12) o Ministério da Saúde divulgou mais dois casos confirmados de febre amarela em Mato Grosso do Sul. Com a nova divulgação, as notificações chegam a seis casos confirmados, dois em investigação (sendo um óbito) e dois descartados.

Os dois últimos casos confirmados são da mesma família de São Paulo – que já havia registrado um caso na semana passada. Todos os familiares no qual o resultado do exame apresentou positivo para a doença não estavam vacinados. A família passou 15 dias no município de Água Clara, em Mato Grosso do Sul.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Eugênio de Barros, o pedido para a realização dos exames foi solicitado pelo Ministério da Saúde. “O Ministério pediu à Secretaria de Saúde de São Paulo para realizar exames em todos os familiares da mulher que já tinha confirmado a febre amarela na semana passada e que vieram com ela ao nosso Estado. Estes dois novos casos nós classificamos como oligossintomático, ou seja, não apresentaram sinais de sintomas da doença”.

Barros revela ainda “que esta situação não é rara, pois, de cada quatro casos de febre amarela, três não percebem a doença ou quase não apresentam sintomas que possam confirmar a enfermidade”.

No Estado dois municípios registraram a doença: Bonito (três casos) e Água Clara (três). No entanto, Eugênio Barros, afirma: “Todos os casos confirmados de febre amarela em Mato Grosso do Sul são de pessoas que vieram visitar o Estado e não tomaram a vacina contra a doença, no período mínimo de dez dias, antes da viagem. Até o momento, não houve registro de nenhum habitante do Estado que tenha sido infectado pela doença, isso significa que a cobertura vacinal contra a febre amarela está alta e boa e as pessoas da nossa região têm consciência sobre os problemas que a doença pode trazer”.

Dados da SES mostram que Mato Grosso do Sul tinha no estoque 196 mil doses da vacina contra a doença e recebeu mais 588.900 do Ministério da Saúde, totalizando 784.900 doses até o momento. Desse total, 565.254 já foram aplicadas.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS