Quarta-feira, 01 de Maio de 2024


Saúde Terça-feira, 22 de Janeiro de 2008, 18:31 - A | A

Terça-feira, 22 de Janeiro de 2008, 18h:31 - A | A

GO: quase 1 milhão se vacinaram duas vezes contra febre amarela

Folha Online

A Secretaria da Saúde de Goiás estima que 975 mil pessoas tenham tomado a vacina contra a febre amarela duas vezes.

O número é baseado na diferença entre doses da vacina distribuídas e pessoas imunizadas. Segundo o secretário da Saúde, Cairo de Freitas, entre 1999 e 2007, 6,8 milhões de doses foram distribuídas para uma população de aproximadamente 5,8 milhões de pessoas.

"O que percebemos hoje é que existe um alto índice de revacinação enquanto algumas pessoas que deveriam não se vacinaram", explica Cairo de Freitas. Já foram notificados alguns casos de efeitos adversos, mas que ainda não foram confirmados.

O Estado de Goiás é o que registrou mais casos de febre amarela em 2008. Dos 12 confirmados, dez ocorreram no Estado, entre eles todos os que terminaram em mortes. Outros seis permanecem em investigação. No Mato Grosso do Sul, há dois casos confirmados e um em investigação.

A Secretaria da Saúde informou que mudou o foco para a prevenção da doença neste ano. Antes era privilegiada a vacinação, mas agora a pasta decidiu combater o mosquito aedes aegpyti, transmissor da doença.

Sintomas

Segundo o Ministério da Saúde, em todo o Estado há 31 casos de reações adversas à vacina contra febre amarela por superdosagem. Os sintomas podem ser leves, como dor no local da vacina, endurecimento do braço e urticária; e aos mais graves, que são febre, dores de cabeça e até choque anafilático.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS